Diácono Marco Raphael será ordenado presbítero

A Arquidiocese de Botucatu celebrará a Ordenação Presbiteral do Diácono Marco Antônio Raphael no dia 11 de outubro. A Celebração Eucarística será presidida por Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano de Botucatu, na sua Paróquia de origem, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida de São Manuel. Na ocasião, o Diácono Marco Raphael, pelo gesto sacramental da imposição das mãos e prece de ordenação do Arcebispo, se tornará Presbítero, o segundo grau do Sacramento da Ordem.

Marco Raphael tem 31 anos e é natural de Aparecida de São Manuel e sua paróquia de origem é o Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Sua trajetória vocacional teve início com o ingresso na Etapa Propedêutica no Seminário Arquidiocesano São José em Botucatu, no ano de 2014.

De 2014 a 2017, realizou o estágio pastoral na Comunidade Catedral de Botucatu, residindo na Fraternidade Madre Teresa de Calcutá, casa paroquial da Catedral, onde auxiliou nos serviços da Câmara Eclesiástica e da PasCom Arquidiocesana.

No mesmo período, cursou a licenciatura em Filosofia na Universidade do Sagrado Coração – USC, em Bauru.

No ano de 2018 ingressou na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, em Belo Horizonte – MG, cursando bacharelado em Teologia. Neste período realizou trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Ribeirão das Neves – MG e Paróquia São Paulo Apóstolo em Esmeraldas – MG (2019 a 2020).

Em janeiro deste ano, Marco Raphael iniciou a etapa da síntese vocacional na Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina, em Pratânia – SP; acumulando a função de Referencial do Setor Pastoral Comunicação da Arquidiocese e Professor no Seminário Menor São José, em Botucatu – SP.

Foi ordenado Diácono em 21 de abril na Catedral Sant’Ana de Botucatu e, desde então exerce seu ministério diaconal na Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina em Pratânia – SP; assessorando também a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana.

A cerimônia acontecerá na Praça Dom Servílio Conti, em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida. Os fiéis que desejarem acompanhar este momento marcante para a Igreja Particular de Botucatu poderão assistir através do canal da Arquidiocese no YouTube ou em sua página no Facebook.

Ordenação Presbiteral do Diácono Marco Raphael
Data: Segunda-feira, 11 de outubro de 2021