Comissão Arquidiocesana de Formação
Botucatu, 16 de fevereiro de 2019
Prezados Padres, Diáconos, Consagrados, Seminaristas e Coordenadores Arquidiocesanos de Ministérios Extraordinários, Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais.
Saúde e Paz!
Realizou-se, hoje, dia 16 de fevereiro de 2019, na Sala Menor, do Centro Arquidiocesano de Pastoral, sob a Presidência de Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, a 1ª reunião da Comissão Arquidiocesana de Pastoral – CAF.
Após a oração inicial e apresentação dos membros (11) que compõem a Comissão Arquidiocesana de Formação, passou- se à Pauta do dia:
- Justificativa da instituição da Comissão Arquidiocesana de Formação, como sendo uma sugestão às Arqui(dioceses) apresentada pelo Documento de Aparecida (2007) e acolhida pela Arquidiocese de Botucatu nas sua Diretrizes Arquidiocesanas.
- Avaliação das atividades do ano de 2018 e preparação dos temas para os Encontros Paroquiais de Formação 2020.
- Aprovação de propostas em vista da preparação do Tema do ano 2020, com 3 Palestras de conscientização para cada tema:
1º Semestre – Divulgação e Leitura do Texto das Diretrizes Arquidiocesanas de Missão e Pastoral ( Ministerial – Casa e Escola de Comunhão – Samaritana) ;
2º Semestre: Divulgação e Leitura do Texto do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos ( Cuidar – Acolher – Procurar)
- Avaliação da possibilidade de o Curso de Atualização do Clero, no mês de outubro, em Agudos, ser orientado e conduzido pela própria Comissão Arquidiocesana de Formação, a partir dos mesmos temas do Kerígma ( Anúncio, Conversão, Discipulado, Comunhão e Missão) que os Leigos(as) estão trabalhando nos Encontros Paroquiais. O assunto será tratado na reunião do CAMP, dia 07/03.
- O Pe. Ivonil continua sendo o responsável pela pesquisa de propostas de Cursos de Teologia on line para os Leigos (as) interessados. Estão sendo analisadas diversas propostas.
OBS – Ontem, sexta-feira, dia 15 de fevereiro de 2019, realizou-se também a 1ª reunião do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral com os Diáconos e Padres Referenciais dos Setores Pastorais. Apesar de ter sido uma reunião breve, entre o almoço e as reuniões do CC e do CAPRE, os objetivos previstos para essa reunião foram atingidos. Estavam presentes todos os 8 Referenciais: Setor Família – Diác. Marcos Tozadore; Setor Vocações: Pe. Áthila; Setor Liturgia: Pe. Ademar; Setor Catequese: Côn. Alberto; Setor Juventude: Éverton Giorgetti; Setor Movimentos e Associações: Pe. Ivonil Parraz; Setor Pastorais Sociais: Pe. José Francisco Antunes e Setor Comunições: Pe. Paulo Bronzato da Silva.
Ficou esclarecido que a função dos Diáconos e Padres Referenciais consiste: 1- Supervisionar, acompanhar e incentivar as atividades pastorais dos diversos grupos do seu Setor Pastoral; 2- Exercer a função de Moderador no caso de desentendimento ou de conflito entre os Coordenadores Arquidiocesanos e Assessores dos Grupos que estão sob a sua supervisão.