Formação Formação

Comissão Arquidiocesana de Formação

Botucatu, 16 de fevereiro de 2019

Prezados Padres, Diáconos, Consagrados, Seminaristas e Coordenadores Arquidiocesanos de Ministérios Extraordinários, Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais.

Saúde e Paz!

Realizou-se, hoje, dia 16 de fevereiro de 2019, na Sala Menor, do Centro Arquidiocesano de Pastoral, sob a Presidência de Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, a 1ª reunião da Comissão Arquidiocesana de Pastoral – CAF.

Após a oração inicial e apresentação dos membros (11)  que compõem a Comissão Arquidiocesana de Formação, passou- se à Pauta do dia:

• Justificativa da instituição da Comissão Arquidiocesana de Formação, como sendo uma sugestão às Arqui(dioceses) apresentada pelo Documento de Aparecida (2007) e acolhida pela Arquidiocese de Botucatu nas sua Diretrizes Arquidiocesanas.
  • Avaliação das atividades do ano de 2018 e preparação dos temas para os Encontros Paroquiais de Formação 2020.
  • Aprovação de propostas em vista da preparação do Tema do ano 2020, com 3 Palestras de conscientização para cada tema:

1º Semestre – Divulgação e Leitura do Texto das Diretrizes Arquidiocesanas de Missão e Pastoral ( Ministerial – Casa e Escola de Comunhão – Samaritana) ;

2º Semestre: Divulgação  e Leitura do Texto do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos ( Cuidar – Acolher – Procurar)

• Avaliação da possibilidade de o  Curso de Atualização do Clero, no mês de outubro, em Agudos, ser orientado e conduzido pela própria Comissão Arquidiocesana de Formação, a partir dos mesmos temas do Kerígma ( Anúncio, Conversão, Discipulado, Comunhão e Missão) que os Leigos(as) estão trabalhando nos Encontros Paroquiais. O assunto será tratado na reunião do CAMP, dia 07/03.

• O Pe. Ivonil continua sendo o responsável pela pesquisa de propostas de Cursos de Teologia on line para os Leigos (as) interessados. Estão sendo analisadas diversas propostas.

OBS – Ontem, sexta-feira, dia 15 de fevereiro de 2019, realizou-se também a 1ª reunião do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral com os Diáconos e Padres Referenciais dos Setores Pastorais. Apesar de ter sido uma reunião breve, entre o almoço e as reuniões do CC e do CAPRE, os objetivos previstos para essa reunião foram atingidos. Estavam presentes todos os 8 Referenciais: Setor Família – Diác. Marcos Tozadore; Setor Vocações: Pe. Áthila; Setor Liturgia: Pe. Ademar;  Setor Catequese: Côn. Alberto; Setor Juventude: Éverton Giorgetti; Setor Movimentos e Associações: Pe. Ivonil Parraz;  Setor Pastorais Sociais: Pe. José Francisco Antunes e Setor Comunições: Pe. Paulo Bronzato da Silva.

Ficou esclarecido que a função dos Diáconos e Padres Referenciais consiste: 1-  Supervisionar, acompanhar e incentivar as atividades pastorais dos diversos grupos do seu Setor Pastoral; 2- Exercer a função de Moderador no caso de desentendimento ou de  conflito entre os Coordenadores Arquidiocesanos e Assessores dos Grupos que estão sob a sua supervisão.