Arquidiocese de Botucatu

Dom Maurício envia mensagem de abertura do Projeto Arquidiocesano de Formação 2022

Projeto Arquidiocesano de Formação

Discípulos Missionários na Igreja e no mundo.

Cuidando melhor – Acolhendo bem – Procurando sempre!

A abertura Oficial do PAF 2022, que tem por objetivo uma Pastoral decididamente missionária, como pedem o Documento de Aparecida, o Papa Francisco e a Igreja no Brasil, será feita no Domingo de Ramos, dia 10 de abril. Neste ano, o tema é: “Paróquia – Casa e Escola de Comunhão, acolhendo bem quem nos procura”.

Agradeço de coração aos irmãos e irmãs que compõem as equipes Arquidiocesana, Regionais e Paroquiais de coordenação do PAF pelo trabalho que vem sendo realizado e pela dedicação na organização! Mas, agora, precisamos de mais empenho ainda! O futuro do Projeto Arquidiocesano de Formação, depois das dificuldades da pandemia, depende de todos e cada um de nós! Com grande esperança, conto com todas as paróquias, pastorais, movimentos, associações e organismos de comunhão e participação, bem como com todos os padres, diáconos, religiosas (os) e seminaristas.

Nada de lamentações ou desânimo! Jamais devemos nos esquecer dos imensos sacrifícios de milhares de santos e mártires – canonizados ou não – para que o Evangelho de Jesus Cristo e a Igreja com os sacramentos da salvação atravessasse os séculos, os mares e chegasse até nós, hoje. De graça recebemos. De graça devemos oferecer. O êxito ou a derrota do PAF está em nossas mãos!

Uma parábola de Tagore cabe muito bem aqui:

“Um andarilho estava mendigando pelas ruas, quando, ao longe, surge uma carruagem dourada. Era o filho do Rei. O mendigo, imaginando que esta era a ocasião de sua vida, sentou-se bem à vista e, balançando o alforje, esperava uma gorda esmola. Qual não foi sua surpresa, quando, ao chegar perto, a carruagem parou, o filho do Rei desceu e, estendendo a mão direita, disse: ‘O que tens para me dar?’. Confuso e hesitante, o mendigo pegou de seu alforje um grão de arroz, um só, o menor, e lhe deu. Que tristeza, porém, quando à tarde, buscando em seu alforje a esmola do Príncipe, encontrou um grão de arroz de ouro, mas um só, e o menor. Chorou amargamente por não ter tido a coragem de dar tudo.”

Que Santa Terezinha do Menino Jesus, a grande Missionária do Carmelo, nos ajude e nos inspire neste momento!

Desejo a todos uma Páscoa Santa, profética e fecunda em abundantes frutos de ressurreição e vida nova.

 

+Mauricio Grotto de Camargo

Dom Maurício Grotto de Camargo

Arcebispo de Botucatu

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]

z-lib zlibrary zlibrary hacklink satın al hacklink satın al hacklink hacklink panel hacklink satış hacklink satın al hacklink panel hacklink panel casibom hacklink satın al hacklink satın al hacklink satın al hacklink satın al