Dom Maurício envia mensagem de abertura do Projeto Arquidiocesano de Formação 2022

Projeto Arquidiocesano de Formação

Discípulos Missionários na Igreja e no mundo.

Cuidando melhor – Acolhendo bem – Procurando sempre!

A abertura Oficial do PAF 2022, que tem por objetivo uma Pastoral decididamente missionária, como pedem o Documento de Aparecida, o Papa Francisco e a Igreja no Brasil, será feita no Domingo de Ramos, dia 10 de abril. Neste ano, o tema é: “Paróquia – Casa e Escola de Comunhão, acolhendo bem quem nos procura”.

Agradeço de coração aos irmãos e irmãs que compõem as equipes Arquidiocesana, Regionais e Paroquiais de coordenação do PAF pelo trabalho que vem sendo realizado e pela dedicação na organização! Mas, agora, precisamos de mais empenho ainda! O futuro do Projeto Arquidiocesano de Formação, depois das dificuldades da pandemia, depende de todos e cada um de nós! Com grande esperança, conto com todas as paróquias, pastorais, movimentos, associações e organismos de comunhão e participação, bem como com todos os padres, diáconos, religiosas (os) e seminaristas.

Nada de lamentações ou desânimo! Jamais devemos nos esquecer dos imensos sacrifícios de milhares de santos e mártires – canonizados ou não – para que o Evangelho de Jesus Cristo e a Igreja com os sacramentos da salvação atravessasse os séculos, os mares e chegasse até nós, hoje. De graça recebemos. De graça devemos oferecer. O êxito ou a derrota do PAF está em nossas mãos!

Uma parábola de Tagore cabe muito bem aqui:

“Um andarilho estava mendigando pelas ruas, quando, ao longe, surge uma carruagem dourada. Era o filho do Rei. O mendigo, imaginando que esta era a ocasião de sua vida, sentou-se bem à vista e, balançando o alforje, esperava uma gorda esmola. Qual não foi sua surpresa, quando, ao chegar perto, a carruagem parou, o filho do Rei desceu e, estendendo a mão direita, disse: ‘O que tens para me dar?’. Confuso e hesitante, o mendigo pegou de seu alforje um grão de arroz, um só, o menor, e lhe deu. Que tristeza, porém, quando à tarde, buscando em seu alforje a esmola do Príncipe, encontrou um grão de arroz de ouro, mas um só, e o menor. Chorou amargamente por não ter tido a coragem de dar tudo.”

Que Santa Terezinha do Menino Jesus, a grande Missionária do Carmelo, nos ajude e nos inspire neste momento!

Desejo a todos uma Páscoa Santa, profética e fecunda em abundantes frutos de ressurreição e vida nova.

+Mauricio Grotto de Camargo

Dom Maurício Grotto de Camargo