Academia Botucatuense de Letras Academia Botucatuense de Letras

Sem categoria › 01/10/2015

Dom Maurício tomará posse na Academia Botucatuense de Letras

Dom Maurício-siteO Arcebispo  Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo será o próximo  acadêmico a tomar posse na  Academia  Botucatuense de Letras (ABL).  O evento acontece no próximo dia 2 de outubro, às 19h30, na Capela da Santíssima Trindade, no antigo seminário, em Botucatu.Dom Maurício discorrerá sobre o patrono da cadeira nº 15, José Marins Fontes e seu antecessor nessa cadeira, o arquiteto  Eugênio Monteferrante Neto.  A sessão será presidida por Newton Colenci  e secretariada por Olavo Pinheiro de Godoy.  O acadêmico José Carlos Soares Vieira fará a saudação ao novo confrade.

Trajetória:

Dom Maurício Grotto de Camargo nasceu aos 26 de setembro de 1957 em Presidente Prudente, Estado de São Paulo. Entrou no Seminário NS Mãe da Igreja, Diocese de Presidente Prudente, em 1969 com onze anos de idade e ali fez o ginásio, o colegial e o curso de filosofia. Cursou Teologia no Instituto Paulo VI de Londrina, no Paraná.  Depois de ter recebido os Ministérios de leitor e acólito, foi ordenado diácono aos 20 de janeiro de 1980 e sacerdote aos 11 de abril de 1981, sempre na Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente, pela imposição das mãos de Dom Antônio Agostinho Marochi, Bispo Diocesano de Presidente Prudente.

Como padre diocesano de Presidente Prudente exerceu os seguintes ministérios: 1981 – Coordenador Diocesano de Pastoral até 1988 1981 – Chanceler da Cúria de Presidente Prudente até 1983 1981 – Vigário cooperador da Paróquia de Santa Rita de Cássia em Presidente Prudente 1982 – Administrador paroquial de Álvares Machado 1987 – Diretor Espiritual do Seminário Provincial S.C. de Jesus em Marília-SP 1988 – Vigário da Paróquia N.S. Aparecida de Regente Feijó-SP e simultaneamente Diretor Espiritual do Seminário Provincial 1991 – Reitor do Seminário Provincial S.C. de Jesus (filosofia) em Marília-SP 1993 – Administrador paroquial da Par. de N.S. dos Navegantes de Rosana 1997 – Reitor do Seminário Provincial S.C. de Jesus em Marília 1999 – Subsecretário de Pastoral da CNBB (de novembro de 99 a março de 2000) 2000 – Subsecretário Geral da CNBB – Brasília – DF (de março a junho de 2000).

Sua nomeação episcopal  deu-se a 03 de maio de 2000 e sua ordenação em 30 de julho de 2000 pela imposição das mãos de Dom Antônio Agostinho Marochi, no Ginásio Municipal de Esportes de Presidente Prudente, tendo como co-sagrantes Dom Aloysio José Leal Penna, Arcebispo de Botucatu, e Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu.Tomou posso como Bispo Coadjutor de Assis em 20 de agosto de 2000 e posse como quarto Bispo Diocesano de Assis em 27 de outubro de 2004. Nomeado Arcebispo Metropolitano de Botucatu pelo Papa Bento XVI em 19 de novembro de 2008 e tomou posse dia 15 de fevereiro de 2009.

Informações: Arquidiocese de Botucatu  e Acontece Botucatu.