Arquidiocese de Botucatu

Liturgia Diária

Encontro da Família Arquidiocesana aconteceu no último dia 15 de novembro

Pe. José Carlos Pereira, Passionista, Assessor do EFA – SCJ -2023

No início, em 2018, aos Párocos, foi solicitado o envio para a capacitação no conteúdo do  Kerígma, com os seus cinco (5) aspetos: Anúncio, Conversão, Discipulado, Comunhão e Missão, de  cinco (5) pessoas por Paróquia, mas que estivessem em condições de receber, reorganizar e repassar conteúdo.

Muitos foram os Párocos que enviaram essas pessoas, portadoras dessas características; outros, enviaram pessoas sem as mínimas condições de levar adiante o trabalho; outros, ainda, nem sequer enviaram representantes.

Embora, conscientes de que essas Paróquias que não enviaram seus membros para a capacitação, estariam perdendo uma grande oportunidade de evangelização e de formação de seus paroquianos, com a aprovação do Arcebispo, iniciamos o processo, com o que éramos e com o que tínhamos à disposição naquele momento,  e, com uma intenção bem definida: nenhuma imposição, nenhuma punição! E deixando espaço para a criatividade de cada Paróquia.

Isso porque estávamos seguros, como continuamos seguros ainda hoje, que a implantação de uma Pastoral decididamente Missionária, impõe-se por si. Não existe uma outra saída para a Igreja, se ela quiser continuar sendo  fiel a Jesus Cristo!

E o trabalho dessa fase de capacitação e distribuição de conteúdo, seria todo ele, incentivado pelos Párocos, mas conduzido inteiramente pelos Fieis Leigos, como verdadeiros protagonistas dessa empreitada! Como também as atividades do  Triênio 2021-2023!

Desde 2018 até hoje, fizemos o que foi possível! Muitos foram os desafios, muitas, as dificuldades. E no meio do caminho, uma pandemia…

Somos muito gratos ao Arcebispo, que, embora conhecendo as limitações do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, nele e no seu trabalho, depositou confiança, e deu espaço para que pudesse trabalhar em comunhão, é claro, mas também com liberdade e, até mesmo, com satisfação interior; aos Fieis Leigos que participaram dessa etapa, seja na condução, seja na participação  do PAF, pela dedicação, pela resistência, pela superação e pelo amor a Jesus Cristo e à Sua Igreja; pelo respeito demonstrado para com a pessoa do Arcebispo, para com os Padres, para com a Arquidiocese de Botucatu… Foram seis (6) anos de muito trabalho!;  aos Párocos, e aos Padres, em geral, que aos poucos foram entendendo, aproximando-se, e se envolvendo cada vez mais no processo…

Aos Padres Coordenadores das RPs, cuja participação nas reuniões do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP –  possibilitam a criação de um maior espaço de comunhão e de verdadeiro exercício da sinodalidade, com as tarefas sendo partilhadas e assumidas por todos…

Por tudo isso, que Deus seja louvado!

Por outro lado, o processo de implantação de uma Pastoral decididamente Missionária, continua…Aliás, nunca termina… É o nosso trabalho de sempre!

A Assembleia Arquidiocesana 2024, será uma nova oportunidade para que possamos avançar nesse processo! Serão avaliadas todas as  nossas realidades pastorais! No final,  indicadas três (3) Urgências Pastorais para o quadriênio 2025-2028, uma para cada dimensão da vida de uma Paróquia Missionária: Ministerial, Casa e Escola de Comunhão e Samaritana.

Rezemos pelo Arcebispo! Rezemos também uns pelos outros!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]