Festa da Padroeira reuniu milhares de romeiros no Santuário de Aparecida de São Manuel

Santuário acolheu milhares de romeiros; multidão de fiéis celebrou o dia da Assunção de Nossa Senhora na quinta-feira, 15 de agosto.

Na última quinta-feira, 15, aconteceu a grandiosa festa da “Assunção de Nossa Senhora ao Céu”. No Santuário Nossa Senhora Aparecida, o segundo dedicado a Padroeira do Brasil, a novena de preparação teve início no último dia 06, antecedida pela vigésima primeira Moto Romaria. A cada ano um tema é trabalhado durante os dias de festividade. Em 2019, as comemorações foram iluminadas pelo trecho bíblico retirado de Lc 1,38: “Eis aqui a serva do Senhor”.
A tradicional festa celebrada há 161 anos é umas das maiores manifestações religiosas e populares do centro-oeste paulista. A devoção a Nossa Senhora Aparecida teve início em meados de 1840. Em 1858 foi inaugurada a primeira capela, que recebeu a imagem da Padroeira vinda de Portugal, desde então tornou-se local de peregrinação, sendo elevada a santuário em 1913 por Dom Lúcio Antunes de Souza, primeiro bispo da Diocese de Botucatu. Estima-se que mais de 40 mil pessoas participam todos os anos das festividades e visitam o santuário, um dos mais antigos do interior paulista.
Ao longo da novena muitas romeiras se dirigiram ao Distrito de Aparecida, muitos vieram a pé ou de bicicleta, como na “Bike Romaria” realizada há sete anos, ou na tradicional romaria das famílias que saem das paróquias de São Manuel e caminham até o santuário. Devotos de cidades vizinhas e de outras partes do país marcaram presença nas festividades.
O dia da Assunção, 15, foi marcado pelas celebrações que tiveram início logo pela madrugada. A cada celebração eucarística centenas de fiéis demonstravam sua fé e devoção. Longas filas se formaram para passar diante da centenária imagem da Padroeira.
As ruas em volta da Praça Dom Servílio Conti foram tomadas por uma multidão de pessoas que puderam prestigiar as inúmeras barracas de alimentação, artesanato e produtos dos mais variados, uma das marcas da Festa de Aparecida.
A maior concentração de pessoas aconteceu no final da tarde, com a Missa campal presidida pelo Pe. Max Otaviano, Administrador Paroquial do Santuário e concelebrada pelo Cônego Joinville Arruda da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Botucatu. As homenagens à Nossa Senhora emocionaram a todos. Após a celebração ocorreu a grandiosa procissão levando a imagem da Padroeira, que ao retornar foi acolhida com um grande momento de oração.
O Santuário encerrou as festividades com êxito, e já começa a preparar a segunda maior festa da comunidade, a festa de Nossa Senhora Aparecida que acontece no mês de outubro, quando novamente muitos romeiros visitam Aparecida de São Manuel.