Festa de Aparecida reúne milhares de romeiros até o dia 15 de agosto em São Manuel

“Há 164 anos é realizada a festa em honra de Nossa Senhora Aparecida”

Após dois anos realizada sem a presença do grande público, uma das mais tradicionais festas religiosas do interior paulista, a Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, conhecida popularmente como “Festa de Aparecida”, será realizada no Distrito de Aparecida de São Manuel – SP, que abriga o segundo Santuário a ser dedicado à Padroeira do Brasil. Há mais de 164 anos o local atraí milhares de romeiros vindos de todo o estado de São Paulo, constando no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

A Festa teve início no dia 06 de agosto, com a Novena preparatória que deixa o Santuário repleto de fiéis. No domingo, 07, a Praça Dom Servílio Conti, que abriga o Santuário, foi tomada pela 24ª Moto Romaria, que reuniu uma multidão de motociclistas para uma Missa e bênção especial. A festa é conhecida por oferecer uma ampla praça de alimentação e por contar com diversas barracas que tomam conta das imediações da Praça do Santuário.

Nesta sexta-feira, 12, às 19h30, acontece o Sétimo Dia da Novena e em seguida no palco a apresentação de Newton Zago & Orquestra Show da Vida. Já amanhã, sábado, 13, às 19h30, acontece a Missa do Oitavo Dia da Novena que irá contar com a Romaria vinda de Botucatu. Após a Missa acontece o show com a Banda Católica “Paráclito”.
O domingo, 14, véspera do grande dia, contará com uma programação especial, às 08h, acontece a Missa campal presidida pelo Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, acolhendo a Romaria das famílias que virá a pé das Paróquias de São Manuel – SP. Às 10h30, acontecerá a Missa da 8ª Bike Romaria, acolhendo os devotos ciclistas que irão pedalar aproximadamente 13Km para chegar ao Santuário. Também serão celebradas Missas às 15h e às 19h30 o encerramento da Novena. Às 21h30 acontecerá o Tributo a Tonico e Tinoco, sua história e sua vida, com Osni Ribeiro.

Na segunda-feira, 15, feriado municipal em São Manuel, as celebrações em honra da Virgem Maria se iniciam logo pela madrugada, com missas de hora em hora para acolher os romeiros e devotos. As Missas ocorrerão às 05h, 06h, 07h, 08h, 09h, 10h, 13h e 15h. Às 17h é espera a maior concentração de fiéis para a grandiosa procissão com a imagem de Nossa Senhora. Uma multidão de milhares de fiéis participa todos os anos. Ao retornar ao Santuário, será celebrada a Missa Solene campal em honra da Assunção da Virgem Maria.

A Festa comemora o dogma da Igreja Católica da “Assunção da Virgem Maria ao Céu”, no qual os cristãos católicos acreditam que no fim de sua vida terrena, a Mãe de Jesus foi elevada aos Céus em Corpo e Alma. O Santuário Nossa Senhora Aparecida é o segundo no Brasil dedicado a Padroeira do país, e é o mais antigo da Arquidiocese de Botucatu, tendo sido elevado em 1913.

Fonte: PasCom Arquidiocese de Botucatu.