Milhares de romeiros participam da Festa de Aparecida até o próximo dia 15 de agosto.

Festa realizada há 161 anos reúne milhares de romeiros no segundo Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida no Brasil e localizado em Aparecida de São Manuel

Há 161 anos a devoção a Nossa Senhora leva uma multidão de fiéis de todo o Estado e de diversas regiões do país para o segundo santuário dedicado à Padroeira do Brasil. A data principal é 15 de agosto, quando a Igreja Católica celebra uma de suas principais celebrações em louvor a Nossa Senhora, a sua Assunção ao Céu. A Festa de Aparecida de São Manuel é considerada uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do interior paulista, constando no calendário turístico do Estado de São Paulo.
Desde o dia 04 de agosto o Santuário já recebeu milhares de fiéis e romeiros que não medem esforços para demonstrar a fé em Deus e na intercessão de Nossa Senhora. Romarias de motociclistas, ciclistas, procissão motorizada e a tradicional romaria a pé aconteceram ao longo dos últimos dias e levaram milhares de pessoas de todas as idades até o Santuário.
A novena da Padroeira se encerra na próxima quarta-feira,14, com a Vigília da Assunção que será celebrada às 19h30 no Santuário. As celebrações no dia da Padroeira, quinta-feira, 15 de agosto, começam logo pela madrugada com as Celebrações Eucarísticas de hora em hora: 05h, 06h, 07h, 08h, 09h (no interior do Santuário), às 10h ocorre a Celebração em ação de graças pelos voluntários e patrocinadores. Neste ano o Santuário oferecerá mais duas celebrações para atender a demanda de romeiros, ocorrerá então as Celebrações Eucarísticas às 13h e às 15h quando será dada a benção aos enfermos.
O momento mais esperado do dia, onde ocorre a maior concentração de devotos será às 17h com a Celebração Solene da Assunção de Nossa Senhora na praça do Santuário, em seguida ocorre a grandiosa procissão luminosa levando a réplica da imagem da Padroeira pelas ruas da cidade.
O Santuário preparou ainda uma programação recreativa que conta com a presença da tradicional feira comercial que atrai centenas de barracas de alimentação, artesanato e produtos diversos. As barracas estão instaladas ao redor da Praça Dom Servílio Conti.
Ocorrerão ainda shows musicais nas noites de terça-feira (13), com a banda Atakama, na quarta-feira (14) sobe ao palco a banda Projeto Mix. No dia 15, será servido café da manhã no Salão de Festas do Santuário, além do almoço festivo, a renda é toda revertida para as obras do Santuário. Às 14h acontece no Coreto o Leilão de prendas.