Missa do traslado dos restos mortais do Dom Aloysio aconteceu em Botucatu com a participação de vários Bispos
Nesta sexta-feira (15/11), a Catedral foi cenário de um momento especial: o tradicional “Encontro da Família Arquidiocesana”, reunindo representantes das Paróquias, o clero e o Arcebispo Dom Maurício. A celebração Eucarística contou com a presença dos bispos de Araçatuba, Assis, Bauru, Marília e Presidente Prudente.
Um dos destaques da celebração foi o sepultamento dos restos mortais de Dom Aloysio José Leal Penna, quarto arcebispo de Botucatu, falecido em 2012. Seu pastoreio marcou a história da Arquidiocese, especialmente pelo início da Assembleia Arquidiocesana, que fortaleceu a comunhão e a missão pastoral.
Quem foi Dom Aloysio?
Dom Aloysio, nasceu em Piquete – SP, no dia 7 de fevereiro de 1933. Foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e eleito bispo de Paulo Afonso – BA em 21 de dezembro de 1984. Sua ordenação episcopal ocorreu em 22 de julho de 1984. Se tornou bispo coadjutor de Bauru em 10 de abril de 1988, e bispo diocesano de Bauru em 4 de setembro de 1990.
Foi nomeado arcebispo de Botucatu em 7 de junho de 2000, tomando posse da Arquidiocese em 27 de agosto do mesmo ano. Foi o responsável pela Pastoral da Criança e Pastoral do Idoso em nível nacional, coordenador pastoral da Província de Botucatu.
Dom Aloysio, foi também membro da Comissão Episcopal Representativa da Regional Sul I da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Implantou na Arquidiocese o Projeto Paróquia Missionária – PROPAMI. Setorizou todas as paróquias da Arquidiocese e realizou o Censo em todo o território.
Renunciou ao governo da Arquidiocese em 19 de novembro de 2008. Faleceu em 19 de junho de 2012 e seu corpo foi sepultado no Cemitério São João Batista, Botafogo – RJ.
Após 12 anos de seu falecimento, os restos mortais de Dom Aloysio foram sepultados definitivamente na cripta da Catedral, onde se encontram sepultados os bispos e arcebispos de Botucatu.
Fonte: PasCom Arquidiocese de Botucatu.