Arquidiocese de Botucatu

Monsenhor Carlos José de Oliveira é nomeado bispo de Apucarana (PR)

O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, dia 12 de dezembro, Mons. Carlos José de Oliveira como bispo de Apucarana (PR).

Mons. Carlos tem 51 anos, nasceu em Botucatu no dia 17 de outubro de 1967, filho de Mário Salvador de Oliveira (in memoriam) e Maria Aparecida Santi de Oliveira. Frequentou quando criança a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Botucatu. Aos 18 anos, entrou para o Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes. Foi ordenado padre em 4 de outubro de 1992. Em 1994, foi estudar Teologia Moral na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e se formou em 1996, obtendo seu mestrado.

Voltando ao Brasil, foi incardinado na Arquidiocese de Botucatu e assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Lençóis Paulista no dia 21 de dezembro de 1996. A Paróquia foi elevada a Santuário no ano 2000.

Em 2007, recebeu o título de Monsenhor Capelão de Sua Santidade.

Dom Maurício nomeou-o Vigário Geral em junho de 2015. Já tinha exercido a função de coordenador de Pastoral e Vigário Episcopal.

No ano de 2015, obteve o Título de Doutor em Cristologia pela PUC-RJ. Ele leciona Teologia na FAJOPA (faculdade João Paulo II) em Marília.

Desde a década de 60 que um dos padres incardinados em Botucatu não era nomeado bispo. O último foi Dom Silvio Maria Dario, que foi a princípio nomeado auxiliar de Botucatu e depois tornou-se o primeiro bispo de Itapeva (SP)

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.