Padres da Região Pastoral de Botucatu se reuniram na Paróquia N.Sra. Menina

Realizou-se, na Paróquia Nossa Senhora Menina, em Botucatu, no último dia 31 de outubro, onde é Pároco o Pe. Orestes Gomes Filho, das 09h às 12h, sob a Presidência do Pe. João José Bezerra, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, de Pardinho, SP, e Coordenador da RP1, a 4ª e última reunião dos Padres da Região Pastoral1, deste ano de 2019.
Assuntos tratados:

1- Atualização do Clero. A pedido do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP – os Padres avaliaram e apresentaram sugestões quanto ao local e tema do Curso de Atualização do Clero, que acontece no mês de outubro de cada ano. Proposta aprovada: Que a Atualização do Clero continue sendo realizada em Agudos, SP.

2- Ministros Extraordinários da Palavra. O Pe. Rafael Antônio Paixão Soares, Vigário Paroquial da Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, SP, e Assessor responsável pela implantação desse Ministério Extraordinário na Arquidiocese, a pedido do CAMP, apresentou aos Padres da RP1 a proposta que se encontra no Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos – Sacramento da Eucaristia – 3ª Parte – Orientações Pastorais – e dos mesmos ouviu as primeiras e diversas sugestões em vista do Estatuto que está sendo elaborado para uso na Arquidiocese.

3- Ministros Extraordinários das Exéquias. O Pe. Bruno Gonçalves, Pároco da Paróquia Menino Deus, em Botucatu, SP, e Assessor responsável pela implantação desse Ministério Extraordinário das Exéquias na Arquidiocese, também a pedido do CAMP, apresentou a realidade já existente na Arquidiocese, de modo especial na cidade de Botucatu, onde os Ministros Extraordinários das Exéquias, até agora orientados pelo Pe. João Camilo da Silveira, Pároco da Paróquia Santa Terezinha, em Botucatu, estão desenvolvendo um excelente trabalho e solicitou, por sua vez, a colaboração dos Padres quanto às suas opiniões e expectativas na elaboração do Estatuto próprio para esse Ministério Extraordinário.

4- Foi apresentada sugestão, a ser avaliada com a Prefeitura, para que a Capela do Cemitério Portal das Cruzes possa ser cuidada ou esteja sob a responsabilidade da Paróquia São Benedito ou da Catedral, e que, o quanto antes, seja instalada uma cobertura na sua entrada, evitando desconforto em dias de chuva.

5- Confissão do Advento. Fica a critério de cada Pároco.

6- Encontro da Família Arquidiocesana. No dia 15 de novembro, das 08h às 12:30h, no Salão Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu, com a presença das Equipes Paroquiais de Formação ( 5 membros por Paróquia) e seus respectivos Párocos. A Missa presidida pelo Arcebispo será às 11:30h, com a Liturgia do Dia.

7- Reforma da Cúria. Côn. Émerson Rogério Anizi, Pároco da Paróquia Catedral e Ecônomo Arquidiocesano, informou que as obras de reforma da Cúria Arquidiocesana continuam, o atendimento sendo realizado no Centro Arquidiocesano de Pastoral, com a previsão de reabertura de suas atividades normais no espaço reformado, no dia 11 de novembro.

8- Confraternização dos Padres da RP1.

9- Confraternização de Natal do Clero: No dia 02 de dezembro em Areiópolis, mas seguindo as orientações que serão fornecidas pelo Pe. Adauto José Martins, Representante dos Presbíteros.

10- 3ª Jornada Mundial dos Pobres. Pe. José Francisco Antunes, Vigário Geral, Pároco da Paróquia São Pio X, em Botucatu, e Referencial para o Setor Pastorais Sociais, falou a respeito da 3ª Jornada Mundial dos Pobres, instituída pelo Papa Francisco, que será realizada de 11 a 17 de novembro. Ao mesmo tempo, da pessoa do Pe. Coordenador da RP1, o Pe. Francisco recebeu dos Padres presentes, a solidariedade, tão necessária, nesse momento de fragilidade pela qual passa a saúde da senhora sua Mãe, Da. Cecília.

11- Missa em sufrágio pelos Bispos e Arcebispos de Botucatu. O Côn. Marcos Paulo de Campos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Botucatu, SP, em nome do Cabido Metropolitano, renovou o convite para a Missa que será presidida por Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, no próximo dia 05 de novembro, às 11h, na Cripta da Catedral.

Terminada a reunião, seguiu-se o almoço oferecido por uma família generosa da Paróquia Nossa Senhora Menina e que contou com a presença do Arcebispo.