Padres participam do Encontro Nacional de Presbíteros em Aparecida

Desde a última segunda-feira, 9 de maio, até o dia 14 está sendo realizado o 18º Encontro Nacional de Presbíteros. O evento acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), e teve a abertura com a Santa Missa das 9h desta terça-feira, 10 de maio, celebrada pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque, que preside a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Padre Fernando e Pe. Adauto representam a Arquidiocese de Botucatu

Representam a Arquidiocese de Botucatu os Padres Adauto José Martins e Fernando Maróstica, que se somam aos mais de 500 padres, vindos de 19 regionais, que representarão as dioceses e arquidioceses do Brasil. O tema do encontro é: “Presbítero, Comunhão e Missão”, e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Ambos assuntos serão debatidos entre os presbíteros.

Padre José Adelson Rodrigues, da Arquidiocese de Natal (RN), presidente da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), falou em entrevista ao A12 sobre a expectativa para a discussão desses temas:

“O primeiro sentimento é de gratidão por realizar nosso encontro, e o segundo é da esperança em conseguir compartilhar, vivenciar, deixar-se transformar por aquilo que nos impulsiona pela ação do Espírito Santo. O testemunho do Papa Francisco, e de tantos irmãos padres e bispos nos ajudam a viver o nosso ministério, e o testemunho de muitos irmãos padres que morreram na pandemia, mas deixaram o seu sinal da graça de Deus para cada um de nós“, disse.

O Sacerdote também respondeu a respeito do cuidado com a saúde mental dos presbíteros:

“Este assunto será com certeza abordado no evento, até porque nós precisamos cuidar uns dos outros, além do próprio povo de Deus, desses problemas emocionais. O padre é um ser humano e deve ser tratado em todos os aspectos, principalmente o psicológico, que afeta na nossa vida de ministro da Palavra e da Eucaristia”, concluiu o padre Adelson.

Ao final do evento, nos dias 13 e 14 de maio, o Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, representante diplomático da Santa Sé, irá comunicar a mensagem do Papa Francisco, sobre o que ele espera dos presbíteros no Brasil.

Nesta 18ª edição, além do presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, também estará presente o secretário-geral da entidade, Dom Joel Portella Amado, que escreveu um texto-base para a reflexão, estudos e oração do tema do encontro “Comunhão e Missão”. Além dos temas em debate, no evento também será eleita a nova presidência do CNP, com o mandato de quatro anos.

Fonte: A12.com