Pronunciamento do Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, sobre o falecimento do Santo Padre o Papa Francisco – 21 de abril de 2025
Prezados irmãos e irmãs, paz e bem no Senhor Jesus crucificado e ressuscitado!
A Esperança que não decepciona.
Não estamos decepcionados hoje com o passamento do nosso querido Papa Francisco. Claro, sentimos aquela dor normal, natural, da perda de um apoio, um irmão, sempre a nos iluminar, nos guiar, dando testemunho. Mas essa perda é temporária.
Acho muito significativo que, no Ano Santo do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, 2025, na Páscoa desse Ano Santo, o Papa Francisco tenha completado a sua Páscoa.
Por que eu acho significativo? Eu acho que é Deus assinando embaixo: este foi um profeta.
Este foi uma testemunha viva e verdadeira. Este foi um homem a meu serviço, a serviço da humanidade, a serviço do Reino.
Irmãos, não nos preocupemos. Como disse Jesus um pouco antes de ser levado à cruz: “Não se perturbe o vosso coração.” Crês em Deus? Então creia também em mim. Essa esperança que nós temos em Cristo não decepciona.
Eu estou dizendo, não se perturbe o vosso coração, porque quando morre um Papa, sempre há muito comentário, muita especulação: “Quem será o novo Papa? Como é que fica a Igreja?” Ora, irmãos e irmãs, a Igreja sempre esteve nas mãos do Espírito Santo. Não somos nós que mantemos a Igreja. Nem Papa, nem Bispo. O que mantém a Igreja é o Espírito Santo. E ele, com certeza, saberá iluminar. Aí sim, iluminará os cardeais que vão escolher o novo Papa.
Oremos, então, pelos cardeais, para que de fato, verdadeiramente, se abram à luz do Espírito Santo. E confiemos. Oremos, confiemos e esperemos.
Perdemos um grande pastor aqui na Terra, mas ganhamos um santo no céu. Mais um santo: aquele que amou como Jesus, que deu testemunho vivo e verdadeiro.
Nós, hoje, podemos e devemos orar, sim, por ele. Ele sempre pediu: “Não esqueçam de orar por mim”, porque ele tinha consciência de ser pecador. “Não esqueçam de orar por mim.” Então, sim, vamos orar pelo Papa Francisco, mas na certeza de que ele também estará, lá no céu, continuando a intercessão dele por toda a humanidade.
O amor que ele manifestou — não só pelos fiéis católicos, pela Igreja Católica — mas que ele manifestou por todos os povos, por todas as nações, pela paz do mundo, pelos pobres, pelas outras religiões. Aquela busca que Jesus queria, né? A busca da comunhão, da unidade. O Pai e eu somos um com o Espírito Santo. Que todos sejam um.
Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos. Aleluia!
Este foi o pronunciamento oficial do Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício, em relação à morte do Papa Francisco, ocorrida no dia de hoje, 21 de abril de 2025, durante a Oitava da Páscoa no Ano Santo.