Arquidiocese de Botucatu

Restauração no Santuário Nossa Senhora das Dores

Nilva Calixto

A artista, pintora, desenhista, ilustradora, professora de artes e cartazista brasileira, Nilva Calixto chegou em Avaré e já iniciou os trabalhos de Restauração do  Santuário Nossa Senhora das Dores.

Nascida em Avaré, filha de pais de origem árabe e italiana, Nilva Calixto fez curso de recuperação de obras artísticas em Florença e Nova York e estagiou no Museu de Arte de São Paulo, entre os anos de 1972 e 1974, quando foi responsável pelo resgate de pinturas de mestres como Renoir, Van Gogh, Volpi e Portinari.

Em sua terra natal, a especialista lecionou por dez anos nas cadeiras de plástica, história da arte, evolução das técnicas de representação gráfica e desenho artístico na Faculdade de Ciências e Letras da Fundação Educacional Regional de Avaré (Frea).

Marcante em sua travessia pela via acadêmica foi a organização, em meados dos anos 1970, de congressos universitários de história em quadrinhos, eventos de nível internacional que atraíram para Avaré, cartunistas dos Estados Unidos, Itália e Argentina.

Célebre pelos trabalhos de pesquisa e restauração, Nilva Calixto também é uma premiada pintora. Em 2000, por encomenda da prefeitura, criou o painel “Djanira, via angélica” que ornamenta o memorial da pintora em Avaré.

Muito obrigado a você que colabora com a casa da Mãe. Vamos acompanhar de perto todo esse trabalho, tudo para deixar o nosso Santuário, um lugar ainda mais bonito e acolhedor!

Fonte: http://facebook.com/santuariodasdoresavare/

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]