Resoluções Resoluções

Sem categoria › 27/11/2017

Resumo da Reunião do Colégio de Consultores e Conselho de Presbíteros

REUNIÃO DO CONSELHO ARQUIDIOCESANO DE PRESBÍTEROS – CAPRE  – 23/11/17

Reunião do Conselho de Presbíteros realizou-se  das 09h00 às 11h00, na Cúria Metropolitana de Botucatu com a presença de todos os membros do Conselho.

– Pe. Hergesse  falou a respeito das aposentadorias dos padres como estão procedendo. Dom Maurício pediu para o Pe. Adauto José Martins, representante dos presbíteros para consultar os padres. Depois apresentar ao conselho e o Côn. Emerson Rogério Anizi, irá ver um advogado para uma futura reunião do clero.

– Destino dos novos diáconos: Após pedido do Mons. Carlos José de Oliveira, do Côn. Alberto Fernando Cristiano Campezato e do Pe. Luiz Gustavo Faxina manifestarem o desejo e a necessidade de diáconos em suas devidas paróquias e após consultar o conselho ficou decidido o destino dos novos diáconos: Bruno Francisco Gonçalves de Oliveira, irá para o Santuário N. Sra. Da Piedade em Lençóis Paulista; Edenilson Aparecido das Neves, irá para a Paróquia São Pedro Apóstolo de Avaré e N. Sra da Boa Morte em Arandu, residindo juntamente com o Pe. Luiz Gustavo Faxina, na Paróquia São Pedro Apóstolo em Avaré e trabalhando nas duas paróquias. Rafael Antônio Soares Paixão, irá para o Santuário N. Sra. Das Dores em Avaré.

–  Dom Maurício recebeu a Carta de Apresentação do Pe. Manoel Francisco Paes, feita por Dom José Roberto Silva Carvalho, bispo da Diocese de Caetité, BA, dando autorização ao Pe. Manoel para uma experiência na Arquidiocese de Botucatu.

– Diocese de Marabá, Dom Vital Cordellini pediu a Arquidiocese de Botucatu uma Padre para ajudar nos trabalhos pastorais da diocese de Marabá, Pará. Após consulta ao conselho Dom Maurício irá responder a Dom Vital que hoje não poderia atender, mas que entre dois anos terá mais oito padres ordenados e poderá atender este pedido.

– Após Pe. Alberico Pinheiro ter recebido o indulto para deixar a vida monástica da Congregação Cisterciense, Dom Maurício, segundo as normas dos cânones 265,267 e 693, solicitou ao Côn. Joinville Antônio Arruda, chanceler, providenciar  o documento de  incardinação   na Arquidiocese, do Pe. Alberico.

– Dom Maurício recebeu o convite para participar do Jantar no Centro Brasil-Itália, em Botucatu para recepcionar o Cônsul Geral da Itália, em São Paulo, Sr. Dr. Michele Pala; não podendo ir devido compromissos, delegou o Mons. Carlos José  de Oliveira, Vigário Geral para ir representá-lo.

Pe. Adauto José Martins – Secretário do Conselho Arquidiocesano de Presbíteros

COLÉGIO DE CONSULTORES – 23/11/2017 – CÚRIA – DAS 11H ÀS 12H

• A Cúria Arquidiocesana, a partir de fevereiro de 2018, passa a pagar, por um período de  2 anos, a Unimed e  INSS do Pe. André Luiz Benedito, que passa a residir na casa de seus pais, em Igaraçu do Tietê, SP, enquanto conclui o Doutorado. Nos finais de semana, estará à disposição das Paróquias da Arquidiocese.

• Aprovada a sugestão do Pe. Adauto José Martins, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em São Manuel, SP, e Representante dos Presbíteros, para que sejam estabelecidos e observados alguns critérios por ocasião da transferência de Pároco, naquilo que se refere à situação econômica da Paróquia da qual o Pároco está sendo transferido. O Ecônomo da Arquidiocese, Côn. Émerson Rogério Anizi , ficou responsável em elaborar esses critérios, os quais aprovados pelo Arcebispo, serão, no momento oportuno, dados ao conhecimento de todos.

• Carlos José de Oliveira informou que a Paróquia Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, SP, onde é Pároco, está, desde o ano passado, em nome da Arquidiocese de Botucatu, SP, colaborando com a Diocese de São Gabriel da Cachoeira, AM, na sustentação do Pe. Luiz Iauch, com 2 salários mínimos por mês; além disso, está  também assumindo as despesas de aquisição de freezer, geladeira, gerador de energia  e a reforma  do telhado de uma das  igrejas,  num total de R$ 15 mil reais.

• Valter Jeremias da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, apresentou dois orçamentos  para a continuação das obras de reforma da igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Pirambóia,  SP. O estudo e as decisões que serão tomadas ficaram para a próxima reunião do Colégio de Consultores, no dia 14 de dezembro de 2017.

Pe. José Hergesse – Secretário do Colégio de Consultores