Resumo do Retiro do Clero da Arquidiocese de Santana de Botucatu

Resumo do Retiro do Clero da Arquidiocese de Santana de Botucatu – 05 a 09 de agosto de 2019 – Agudos/SP

Prezados Padres, Diáconos, Consagrados, Seminaristas e Coordenadores Arquidiocesanos de Ministérios Extraordinários, Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais.
Saúde e Paz!

A- ADEQUAÇÕES.

No atual momento da nossa caminhada pastoral, com aprovação do Arcebispo, algumas adequações se fizeram necessárias no quadro de Referenciais e de Assessores de 3 Setores Pastorais: Liturgia, Catequese e Comunicação.
A questão dos Referenciais e de algumas Assessorias assumidas pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, tal como está sendo indicada, permanece, assim, até que se encontre uma outra solução. A seguir, a nova distribuição de funções dos 3 Setores Pastorais:

1- SETOR LITURGIA
REFERENCIAL: Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

ASSESSORES:
– Ministros Extraordinários da Palavra: Pe Rafael Paixão
– Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística: Pes. Jean Richard Lopes e João Paulo Sillio
– Ministros Extraordinários das Exéquias: Pe. Bruno Gonçalves
– Liturgia e Canto Litúrgico: Pe. Ednilson Neves/ Dom Maurício
– Coroinhas e Acólitos: Pe. Milton José Perretti
– Irmãos do Santíssimo: Pe. Laudo Correa
– Cerimoniário Mor: Pe. João Paulo Sillio
– Cerimoniário Auxiliar: Pe. Rafael Paixão

2- SETOR PASTORAL CATEQUESE
REFERENCIAL: Coordenador Arquidiocesano de Pastoral
ASSESSORES:
– Pastoral do Batismo: Pe. Silvano Palmeira
– 1ª Eucaristia, Perseverança e Crisma: Coordenador Arquidiocesano de Pastoral
– Catequese com Adultos: Pe. João José Bezerra

3- SETOR COMUNICAÇÕES
REFERENCIAL E ASSESSOR: Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

B- NOMEAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS REALIZADAS POR DOM MAURICIO GROTTO DE CAMARGO, ARCEBISPO METROPOLITANO

– Pe. Bruno Gonçalves, de Vigário Paroquial da Paróquia Santuário Nossa Senhora das Dores, em Avaré, SP, para a função de Pároco da Paróquia Menino Deus e Santo Antônio, em Botucatu, SP.

– Pe. Paulo Bronzato da Silva, de Pároco da Paróquia Menino Deus e Santo Antônio, em Botucatu, para Roma, Itália, cursando Direito Canônico, e possivelmente, admitido como aluno da Pontifícia Academia Eclesiástica, onde são preparados os futuros membros da Diplomacia Vaticana.

– Pe. Cristiano Robles, de Vigário Paróquia da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Avaré, SP, para a função de Vigário Paroquial da Paróquia Santuário Nossa Senhora das Dores, em Avaré, SP.

– Pe. Fernando Maróstica, de Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Macatuba, SP, para a função de Pároco da Paróquia São José, em Avaré, SP.

– Pe. Antônio Donizete Musachio, de Pároco da Paróquia São José, em Avaré, SP, para a função de Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Macatuba, SP.

– Pe. Luiz Alcione Grillo, de Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pereiras, SP, para a função de Vigário Paroquial da Paróquia São Pio X, em Botucatu, SP.

– Côn. Émerson Rogério Anizi, Ecônomo Arquidiocesano, nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pereiras, SP.

– Pe. Áthila José Tintino e João Paulo Sillio, respectivamente, Pároco e Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista, em Laranjal Paulista, SP, nomeados como responsáveis pelas dimensões Catequética, Litúrgica e Pastoral, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pereiras, SP.

Rezemos pelo Arcebispo! Rezemos também uns pelos outros!
Que Deus nos ajude, Senhora Santana nos proteja, e, Maria, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, continue intercedendo por nós!
Sempre agradecido!

Pe. Adauto José Martins – Representante dos Presbíteros