Pastoral Pastoral

Arquidiocese de Botucatu

Resumo Reunião do CAMP – outubro de 2018

Botucatu, 04 de outubro de 2018  – São Francisco de Assis

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais  da Arquidiocese de Botucatu.

Saúde e Paz!

Sob a Presidência de Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, realizou-se, hoje, das 09h às 11:30h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu, a última reunião deste ano, do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral  – CAMP.

Após a oração inicial, leitura da Ata da reunião anterior, foram tratados os seguintes assuntos:

1- EQUIPES REGIONAIS E PAROQUIAIS DE FORMAÇÃO.  Está sendo realizada nas RPs a capacitação das Equipes Paroquiais. Das 47 Paróquias,  43 constituíram e enviaram suas Equipes Paroquiais para a capacitação em vista do Projeto Arquidiocesano de Formação dos Discípulos Missionários, que nas Paróquias, terá início em fevereiro de 2019, tratando os temas: Kerígma, Conversão, Discipulado, Comunhão e Missão.

2- REGIÕES PASTORAIS. Foi avaliada a caminhada deste ano. As reuniões dos Padres, apesar das dificuldades e algumas ausências, foram satisfatórias,   com diversidade de temas tratados e momento de comunhão presbiteral. As reuniões com os Coordenadores Regionais Leigos ainda estão se organizando, considerando que nem todas as Pastorais e Movimentos estão implantados e articulados.

O trabalho de organização continua, seja das reuniões com os Padres, como também as reuniões com os Coordenadores Regionais Leigos de Pastorais e Movimentos, seguindo o esquema básico, já conhecido:

ESTATUTO DA ARQUIDIOCESE DE BOTUCATU (ATUALIZADO)

CAPÍTULO II – ORGANIZAÇÃO

ART. 5º – A ASB É DIVIDIDA EM REGIÕES PASTORAIS QUE REÚNEM GRUPOS DE PARÓQUIAS VIZINHAS OU AGREGADAS POR CRITÉRIOS RELIGIOSOS-PASTORAIS.

 

PARÁGRAFO ÚNICO – AS RPS, SOB A COORDENAÇÃO DOS SEUS RESPECTIVOS PADRES COORDENADORES, PROMOVERÃO REU-NIÕES PERIÓDICAS COM OS PADRES E  COM OS COORDENADORES REGIONAIS DAS PASTORAIS, MOVIMENTOS, ASSOCIAÇÕES E ORGANISMOS ECLESIAIS, SEGUNDO CRONOGRAMA ANTE-RIORMENTE ESTABELECIDO, COM O OBJETIVO DE UM MAIOR ENTROSAMENTO ENTRE OS AGENTES DE PASTORAL, INCREMENTO  DAS ATIVIDADES PASTORAIS  E  CRESCIMENTO DA     COMUNHÃO PASTORAL.

ESQUEMA DAS REUNIÕES

1- PADRES: 4 X AO ANO

HORÁRIOA combinar em cada RP

DINÂMICA:  Apresentação de um tema ligado à      vida e missão

                          do Presbítero por um dos Padres da RP

INTERVALO

–  Assuntos da Arquidiocese e da RP

Almoço fraterno

DATAS e LOCAL:  A combinar em cada RP

 

  2- LEIGOS:  4 x ao ano( Coordenadores Regionais das Past/Mov)

           – HORÁRIOA combinar em cada RP

DINÂMICA:  Apresentação de um tema ligado à      vida e missão    dos Cristãos Leigos (as) apresentado por um dos Leigos (as) da   RP

INTERVALO

–  Apresentação de Relatórios das Pastorais e Movimentos,    Assuntos da Arquidiocese e da RP

DATAS E LOCAL: A combinar em cada RP

 

3- PROJETO ARQUIDIOCESANO DE FORMAÇÃO. Aprovado pelo CAMP, está sendo apresentado para a avaliação da Arquidiocese, com a previsão de aprovação oficial na reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral Ampliado – CAMPA – que será realizada no dia 15 de dezembro de 2018.

COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DE FORMAÇÃO

PROJETO ARQUIDIOCESANO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS

2019: Encontros Paroquiais de Formação a partir dos temas: Kerígma, Conversão, Discipulado, Comunhão e Missão.

Encerramento: 15/11/2019 – La Salle

2020: Estudo  do DAMP e DAPS : O que são esses documentos? Como foram elaborados?  Qual a importância desses documentos na vida da Arquidiocese?

         1º SEMESTRE: Estudo das Diretrizes Arquidiocesanas de Missão e Pastoral – DAMP

        2º SEMESTRE: Estudo do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos – DAPS   / Encerramento: 15/11/2020 – La Salle

DE 2021 A 2023  –  Aprofundamento e aplicação do conteúdo da DAMP e DAPS  trabalhando ao mesmo tempo, durante um ano, um aspecto da DAMP e outro do DAPS.

  • 2021: DAMP: Paróquia Ministerial / DAPS: Cuidar de que quem participa

Encerramento: 15/11/2021 – La Salle

  • 2022: DAMP: Paróquia Casa e Escola de Comunhão / DAPS: Acolher quem nos procura

Encerramento: 15/11/2022 – La Salle

  • 2023: DAMP: Paróquia Samaritana / DAPS: Procurar pelos afastados

Encerramento: 15/11/2023 – La Salle

OBJETIVO: Atingir o maior número possível de Agentes de Pastoral e fieis em geral

CONTEÚDO-FONTE: Sagrada Escritura, Vaticano II, V Conferência de Aparecida, Evangelii Gaudium e Diretrizes da CNBB 2020-2024

ORGANIZAÇÃO:

  • Cada Paróquia será acompanhada pela sua Equipe Paroquial de Formação.
  • Os Subsídios serão usados pelas Pastorais, Movimentos e Grupo de Reflexão, com encontros paroquiais de acordo com a realidade de cada Paróquia.
  • Serão também preparados subsídios para celebrações especiais ao longo do ano.
  • Os Subsídios serão preparados pela Comissão Arquidiocesana de Formação, composta de 11 membros e presidida pelo Arcebispo.
  • Outras iniciativas serão tomadas de acordo com a caminhada do Projeto.

 

2024: ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA ( Paroquial-Regional e Arquidiocesana): Avaliação do Projeto Arquidiocesano de Formação dos Discípulos Missionários e Sugestões para os próximos anos.

 

4- CONSELHO ARQUIDIOCESANO DE LEIGOS – CAL.  O Arcebispo nomeou para a função do Presidente do Conselho Arquidiocesano de Leigos – CAL –  o Sr. Armando Soares de Oliveira, da Paróquia Santo Antônio de Macatuba, SP. A apresentação oficial será no próximo  dia 15 de novembro, no Encerramento do Ano do Laicato. 

5- ENCERRAMENTO DO ANO DO LAICATO.  Será no dia 15 de novembro de 2018, das 08h às 12h, no Auditório do Colégio La Salle com a presença de 20 Representantes por Paróquia. Na última reunião dos Coordenadores Arquidiocesanos foi constituída uma Equipe, sob a coordenação do Márcio Pinheiro, da Paróquia São Benedito, de Botucatu, para organizar o evento.

6- ATUALIZAÇÃO DO CLERO. De 22 a 25 de outubro, em Agudos, SP, com a Assessoria do Pe. Rubens Pedro Cabral da  Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada, doutor em Psicologia e Presidente da CRB – Sul I, com o tema geral : A Espiritualidade do Presbítero Diocesano. Durante a Atualização, em Agudos, no dia 24/10, às 20h, será realizada a eleição dos Padres  Coordenadores das RPs e Representante dos Presbíteros.

7-NOVENA DE NATAL. Cada Paróquia deve procurar pelo material que será usado na Novena de Natal deste ano.

8- REUNIÃO DO CAMPA. Será no dia 15 de dezembro, um sábado,  das 09h às 12h, no Salão Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu. Participam desse Conselho os Coordenadores Arquidiocesanos, os Padres Referenciais, Assessores e membros do CAMP.

9- CONCLUSÃO DE MANDATO. Os Coordenadores Arquidiocesanos, que não seguem Estatuto próprio,  e que foram provisionados em fevereiro de 2016, devem até o final do mês de novembro deste ano colocar o cargo à disposição da Pastoral ou Movimento, que pode confirmar o Coordenador (as) por mais um triênio ou indicar uma outra pessoa. Os nomes confirmados ou indicados devem ser entregues até o dia 15 de dezembro deste ano, no Centro Arquidiocesano de Pastoral. O tempo máximo na função de Coordenador Arquidiocesano é de 6 anos. Quem foi provisionado depois dessa data, segue o mesmo esquema ao completar 3 anos da Provisão.

10- CALENDÁRIO PASTORAL 2019. Os Coordenadores Arquidiocesanos devem entregar até o dia 15 de dezembro, a programação 2019, com os eventos Arquidiocesanos e Regionais, seguindo a seguinte ordem: Quem? O quê? Onde? Quanto? Horário? Os dados podem ser enviados no endereço eletrônico

centroarquidiocesanodepastoral@arquidiocesebotucatu.org.br

Rezemos pelo Arcebispo! Rezemos também uns pelos outros! Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]