Reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP

Botucatu, 28 de setembro de 2023

Prezados Irmãos e Irmãs

Saúde e Paz!

Realizou-se, hoje, dia 28 de setembro de 2023, das 9h às 10h30, na Paróquia SCJ, sob a presidência de Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, mais uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP – com o objetivo de avaliar o esquema que será usado na Assembleia Arquidiocesana de 2024.

Contando com as orientações do Pe. Vanzella, de Caraguatatuba, SP, e sugestões  dos Padres Coordenadores das Regiões Pastorais, o CAMP aprovou o Esquema Geral da Assembleia 2024, que no momento oportuno, será apresentado  à Arquidiocese. Na próxima reunião do CAMP, no dia 09/11/2023, serão feitos os ajustes necessários e acertados os detalhes.

Um ponto já está definido: A Arquidiocese de Botucatu, na Assembleia Arquidiocesana de 2024, não estará elaborando um novo Projeto Arquidiocesano de Pastoral. Esse Projeto já existe desde 2014. Ou seja: a implantação na Arquidiocese de uma Pastoral que seja decididamente  Missionária, como pede o Documento de Aparecida, o Papa Francisco e a CNBB, e, que para nós, significa uma Pastoral que cuida bem de quem já participa, acolhe bem quem nos procura e procura pelos afastados, com as nossas Paróquias sendo cada vez mais Ministeriais, Casas e Escolas de Comunhão e Samaritanas.

Como primeira iniciativa,  em vista desse objetivo preciso , partindo do Kerígma, e, apesar de todas as nossas limitações e dificuldades, estamos concluindo neste ano o Triênio 2021-2023, também conhecido pelo nome de Projeto Arquidiocesano de Formação – PAF.

Com a Assembleia Arquidiocesana de 2024, queremos encontrar novas propostas concretas ou Prioridades que nos ajudem nesse processo de Conversão Pastoral, em vista de uma Igreja que quer ser Servidora, sinodal e Missionária!

OBS: – O Livrinho 2023 e o Folheto Resumo da Palestra sobre o Triênio 2021-2023 que sobraram,  poderão ser distribuídos na saída das Missas para a leitura pessoal dos Agentes de Pastoral ou Paroquianos em geral. Alguns estão pesando em usar o Folheto Resumo, no final das Missas, após os Avisos, de forma dialogada com a Assembleia…

– Dia 15/11/23, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com a presença de 6 pessoas por Paróquia, das 08h às 16h, o Encontro da Família Arquidiocesana. Na parte da manhã, a Palestra com o Pe. José Carlos Pereira, Passionista. Às 11h, a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo,  e almoço. A partir das 13h, Apresentações diversas sob a coordenação dos Padres Coordenadores das RPs. E às 15h30, Convocação Oficial para a Assembleia Arquidiocesana 2024, feita pelo Arcebispo.

Rezemos pelo Arcebispo! Rezemos também uns pelos outros!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral