Inscrições abertas Inscrições abertas

Sem categoria › 10/04/2018

Romaria da Juventude enfatizará protagonismo leigo dos jovens

No dia 21 de abril, jovens de todo o Brasil participarão da Romaria Nacional da Juventude. Organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela Pastoral Juvenil e pelos Jovens de Maria, a caminhada tem como destino o Santuário Nacional de Aparecida

O tema de 2018 é “Maria: modelo de jovem leigo e leiga”, que reflete sobre o protagonismo leigo dos jovens de todo o Brasil, que tem na Mãe de Deus, inspiração e modelo de vida missionária. A temática é baseada no “Ano do Laicato” proposto pela CNBB. “A Igreja e a sociedade precisam e muito da alegria, da esperança, da coragem e da criatividade e do compromisso missionário de nossa juventude”, afirmou Dom Vilson, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Por mais de 30 anos, a juventude brasileira realiza romarias ao Santuário Nacional, mas foi especificamente em 2015, após a vigília de lançamento do Projeto “Rota 300”, que a iniciativa ganhou cunho nacional. Para o assessor da CEPJ, padre Antônio Ramos, a Romaria fortalece a unidade das diversas juventudes da Igreja.

Programação

A acolhida da juventude no Santuário começa às 8h. As formações nas tendas e auditórios serão iniciadas às 9h. Os jovens serão divididos pelas expressões juvenis: Congregações, Novas Comunidades, Pastorais da Juventude e Movimentos. As Congregações e as Novas Comunidades ficarão localizadas ao lado da Capela da Ressurreição, as Pastorais da Juventude, no Salão dos três pescadores, e os Movimentos, no Auditório Noé Sotillo, ambos no subsolo do Santuário.

Todas as atividades começarão com a Catequese sobre o tema da Romaria, liderada por um Bispo. Além disso, os jovens contarão com teatros, músicas, dinâmicas e animações. Após o almoço, a juventude participa da Catequese comandada pelo Professor Laudelino Augusto dos Santos, assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, sobre o Ano do Laicato. Em seguida, os jovens participarão da Consagração à Nossa Senhora Aparecida.

O encerramento da Romaria acontece com a Santa Missa de envio às 18h e, na sequência haverá um show com a cantora católica Adriana Arydes, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

Inscrições

Os jovens e as caravanas interessadas em participar da Romaria Nacional da Juventude 2018 podem se inscrever no site do Jovens Conectados, por meio de um formulário online (www.goo.gl/rV8fjF).

Por Canção Nova, com Jovens Conectados