CAMP CAMP

Arquidiocese de Botucatu

Sem categoria › 19/11/2015

Saiba como foi a Reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP

Botucatu,  16   de novembro de 2015

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais  da Arquidiocese de Botucatu

Saúde e Paz!

Realizou-se, no dia 12 de novembro de 2015, na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em São Manuel, SP, sob a presidência de Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, mais uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral (CAMP).

Após a oração inicial e aprovação da Ata da reunião anterior, foram tratados os seguintes assuntos:

  • Avaliação da Atualização do Clero – 28-30/10/2015: Espaço físico satisfatório, muito boa a alimentação, o tema com conteúdo prático e proveitoso, horário flexível, convivência agradável e significativa presença e participação dos Padres, sobretudo  na parte da manhã. No próximo ano, a Atualização do Clero será em Agudos, SP, de 24 a 27 de outubro, com o tema, dentro da área escolhida, a Formação Humana: a Depressão.

 

  • Assembleias Regionais – 07/11/2015: Nenhuma grande novidade em  relação ao conteúdo da Síntese apresentada e avaliada no 2º momento. Expressiva, por sua vez, a participação nas sugestões para o antes e o depois da celebração dos Sacramentos. Seja o conteúdo da Síntese como  as sugestões de Iniciativas Pastorais, no momento oportuno e no lugar específico,  serão incluídos no processo de elaboração do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos.

 

  • DIRETÓRIO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL DOS SACRAMENTOS

 Esse é o título, aprovado oficialmente pelo CAMP, que será dado  ao documento,  resultado do trabalho  de avaliação e apresentação de propostas litúrgico- pastorais sobre os Sacramentos, que teve como ponto de partida a 1ª proposta (2015):   

 

A PASTORAL DOS SACRAMENTOS REALIZADA À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E NUMA DIMENSÃO MISSIONÁRIA: CUIDAR DOS QUE JÁ PARTICIPAM, ACOLHER OS QUE PROCURAM E PROCURAR PELOS AFASTADOS.

 

– O processo de elaboração do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos será conduzido pelo próprio CAMP, sob a autoridade e orientação  do Arcebispo Metropolitano e assessoria do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

– Aprovado o esquema geral do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos, com a articulação de 4 aspectos: Teológico – Canônico – Litúrgico – Pastoral.

Etapas do processo de elaboração do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos:

 

  • 04/02/2016: Reunião do CAMP – Avaliação e correção do Esboço de Diretório.
  • 03/03/2016: Reunião do CAMP – Avaliação do Esboço corrigido e aprovação do Ante-Projeto de Diretório que será enviado para avaliação dos Padres, Diáconos, Consagrados, Seminaristas, Coordenações Arquidiocesanas de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos eclesiais presentes na Arquidiocese. Será também elaborado um Questionário sobre os Sacramentos a ser respondido, nas Paróquias, por pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade.  
  • 30/06/2016: Data final para a devolução das contribuições de todas as forças vivas da Arquidiocese e início da elaboração do Texto-Provisório.
  • 04/08/2016: Reunião do CAMP – Avaliação e aprovação do Texto-Provisório.
  • Nos meses de agosto e setembro: Estudo do Texto-Provisório, com novas correções e sugestões, nas Regiões Pastorais.
  • 20/10/2016: das 09 às 12h – Centro Arquidiocesano de Pastoral – Reunião Geral do Clero para  avaliação, debate a respeito dos pontos mais difíceis e aprovação provisória do Texto Oficial.
  • De 21 de outubro a 12 de novembro: Avaliação do Texto Oficial por algum especialista em Teologia dos Sacramentos, Canonista e Pastoralista, indicados pelo Arcebispo metropolitano.
  • 20/11/2016: Solenidade de Cristo Rei do Universo e encerramento do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia – Promulgação oficial do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos feita pelo Arcebispo Metropolitano.

(OBS.: Essa data, todavia, depende da promulgação ou não, da  Exortação Apostólica Pós- Sinodal, sobre a Família)

 

  • Como encaminhar as Iniciativas da Assembleia Sul 1 – CNBB – Outubro 2015, escolhidas pelos Representantes de Botucatu1- Valorizar as Pastorais Sociais:, Moradores de rua, Idosos, Criança, Carcerária, Sobriedade, Afrodescendentes, Migrantes, Refugiados, etc…    ; 2-     Celebrar o Ano da Misericórdia como continuidade do caminho da renovação conciliar;  3-   Promover um estilo de vida de sobriedade, como instrumento e  expressão do nosso compromisso com o cuidado da Casa Comum.

 

O CAMP propõe para a avaliação do CAMPA, no próximo dia 05/12/2015, as seguintes propostas: 1- Cada Paróquia escolhe, no início do ano,  como prioridade para 2016, a implantação ou o desenvolvimento de uma das Pastorais Sociais (Por exemplo:  Criança, Idosos, Menor, Carcerária, Sobriedade, Migrantes…) e um gesto concreto em vista do cuidado da Casa Comum; 2- Cada Paróquia escolhe a sua Pastoral Social e o gesto concreto de cuidado com  a Casa Comum e o CAMPA indica, já hoje,  também uma Pastoral e um gesto concreto para toda a Arquidiocese; 3- O CAMPA indica, hoje,  para toda a Arquidiocese, como prioridade,  uma Pastoral Social e um gesto concreto no cuidado da Casa Comum.

 

  • Reuniões do CAMP em 2016: 04/02Nossa Senhora de Fátima, em Avaré; 03/03Nossa Senhora dos Remédios, em Anhembi; 05/05 – Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu; 04/08Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista; 03/11Nossa Senhora da Consolata, em São Manuel.

 

  • Dia 05 de dezembro de 2015: Das 09h às 12h – Centro Arquidiocesano de Pastoral – Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e Missão Ampliado (CAMPA). Participam: Arcebispo Metropolitano, Vigário Geral, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Secretária do CAMP, Padres Coordenadores das Regiões Pastorais, Presidentes das Comissões Arquidiocesanas, Assessores e Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos eclesiais.

 

  • Dia 09 de dezembro de 2015: 10h – Inauguração da Praça do Papa, com o Papa Móvel e benção da Via Sacra, da Paróquia Santo Antônio, de Rubião Júnior; 14:30h – Momento de Reflexão sobre a Misericórdia; 19:30h – Catedral – Missa de Abertura do Ano Santo da Misericórdia na Arquidiocese de Botucatu. (Informações mais precisas serão enviadas pelo Pe. Adauto José Martins – Representante dos Presbíteros.

 

 

  • Relatório dos Padres Coordenadores das Regiões Pastorais: A positiva participação dos Padres nas iniciativas e atividades pastorais da Região Pastoral e, apesar das dificuldades, satisfeitos com os trabalhos realizados.

 

Rezemos pelo Arcebispo para que Deus o mantenha com saúde, sereno em meio às inevitáveis  dificuldades  do Ministério e alegre na doação generosa de sua vida a serviço do Reino! Rezemos também uns pelos outros! Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]

z-lib zlibrary zlibrary hacklink satın al hacklink hacklink panel hacklink satış hacklink satın al hacklink panel hacklink panel casibom hacklink satın al hacklink satın al hacklink satın al hacklink satın al