Confira Confira

Arquidiocese de Botucatu

Artigos › 30/07/2021

Santo Inácio de Loyola: o santo que nos leva a uma experiência pessoal com Deus

Santo Inácio nos dá um roteiro básico para vivermos diariamente uma profunda experiência espiritual

Em julho comemoramos um grande santo: Santo Inácio de Loyola (1491-1556). Foi um Padre Jesuíta, espanhol. Com o objetivo de combater a expansão do protestantismo na Europa, fundou a Companhia de Jesus, levando o Evangelho e expandindo a fé católica. Durante um longo período, Santo Inácio de Loyola se dedicou à reflexão e às leituras filosóficas.

Foi um santo que renunciou tudo para estar em oração, jejum, penitência e vigília. Dessa experiência, fez várias anotações de todo esse período que viveu em retiro o qual nos deu um grande fruto: o “Manual dos Exercícios Espirituais”, manual religioso e de uso pessoal.

Santo Inácio de Loyola e os Exercícios Espirituais

Mas, o que são esses Exercícios Espirituais? Para que servem? Como praticar? Santo Inácio vai nos ajudar respondendo a cada uma dessas perguntas. Ele nos diz que estes exercícios espirituais são um modo de fazer um exame de consciência, pode ser através da meditação, da contemplação ou até mesmo mentalmente. É exercitar o lado espiritual para que tenhamos uma verdadeira e sincera experiência espiritual. Esses exercícios têm como finalidade, levar-nos a uma profunda oração com Deus, a qual nos leva a alcançar a liberdade de espírito, dando-nos discernimento para uma vida plena.

Para que possamos praticar esses “Exercícios Espirituais”, precisamos fazer um “Retiro Espiritual”, mas para isso devemos nos distanciar dos afazeres do dia a dia, encontrar um local adequado para meditar. Portanto, só assim conseguiremos “praticar” tais exercícios propostos por Santo Inácio de Loyola.

Se você deseja aprofundar-se nesta experiência, eu te convido a participar do retiro online Introdução aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. Nele você  certamente encontrará respostas para entender e praticar tais exercícios. Clique aqui para participar.

Experiência pessoal com Deus

Santo Inácio nos dá um roteiro básico para vivermos diariamente uma profunda experiência espiritual, a qual deve ser assim seguida:

1. Colocar-se na presença de Deus;

3. Meditar a Palavra de Deus;

4. Fazer um colóquio (conversa) com Deus;

5. Fazer anotações de cada detalhe em seu diário, as coisas mais importantes o que chamou mais sua atenção.

De fato, esses exercícios devem ser repetidos dia após dia. A meditação da Palavra e o texto bíblico, devem ser adaptados à liturgia do dia. Para que estes exercícios sejam fecundos precisamos nos doar em cada momento, para que, mais tarde, possamos realmente entrar e estar em total sintonia com Deus.

Santo Inácio nos fala ainda que  a generosidade é uma atitude imprescindível para o sucesso dos Exercícios Espirituais: “muito aproveita entrar neles com grande ânimo e generosidade para com seu Criador e Senhor. Ofereça-lhe todo seu querer e liberdade, para que Deus se sirva, conforme Sua vontade, tanto de sua pessoa, como de tudo o que tem” Essa atitude te possibilita viver uma comunicação total com Deus, pois, segundo Santo Inácio, “o amor é a partilha de dons e bens entre as pessoas que se amam“.

Depois desta experiência com os “Exercícios Espirituais”, faça também uma auto-avaliação e analise a qualidade do seu encontro pessoal com Deus.

Margô Teixeira, pelo Hozana

FONTE: ALETEIA

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]