Igreja Igreja

São-manuelense Jorge Armando Pereira será ordenado diácono nesta sexta-feira

A solenidade será no Santuário de Santa Terezinha com a presença do Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo

Por Pascom Consolata

Nesta sexta-feira (01/02), às 19h30, os moradores de São Manuel e região estão convidados para acompanhar a ordenação diaconal de Jorge Armando Pereira. A celebração será presidida por Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano de Botucatu, no Santuário de Santa Terezinha, no centro de São Manuel. Na ocasião, Jorge por meio da Oração Consecratória e da imposição das mãos do Arcebispo se tornará diácono, o primeiro grau do Sacramento da Ordem.

Jorge Armando Pereira tem 33 anos e é natural de São Manuel. Sua trajetória vocacional teve início com a entrada no Seminário São José em Botucatu, em 2010. Ali durante um ano fez o curso propedêutico, que representa um cursinho pré-vestibular. No ano de 2011, ingressou na Faculdade João Paulo II na cidade de Marília, onde cursou a graduação em Filosofia e, posteriormente, o bacharelado em Teologia pela mesma instituição superior de ensino.

Neste período realizou trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Botucatu – SP (2010), na Paróquia São Joaquim em Igaraçu do Tietê – SP (2011-2012), no Santuário Nossa Senhora das Dores em Avaré – SP (2013-2014), na Paróquia Menino Deus e Santo Antônio em Botucatu – SP (2015-2016), na Paróquia Cristo Ressuscitado em Lençóis Paulista – SP (2017) e o Ano Pastoral na Diocese de Óbidos – PA (2018).

Após a ordenação, Jorge irá voltar ao Pará, na Diocese de Óbidos. “A princípio eu desenvolverei um trabalho de estruturação da Amazônia Store, uma empresa criada para a produção de paramentos e artigos religiosos, com o objetivo de geração de renda para a manutenção dos inúmeros projetos sociais que são assistidos pela Diocese de Óbidos. Também irei realizar um trabalho junto a Catedral de Diocese de Óbidos, auxiliando o pároco nos trabalhos, formações e celebrações”, conta.

O trabalho em outro estado deverá ser desenvolvido por três anos, com a possibilidade de ser renovado por mais três. Após este período, Jorge deverá trabalhar para a Arquidiocese de Botucatu e, ainda no primeiro semestre de 2019, retornará a sua cidade natal, São Manuel, para ser ordenado Padre.

A disposição em servir

Jorge diz que esses quase dez anos foram de muita dedicação, aprendizado e acima de tudo, muitas alegrias, ao poder perceber a cada dia, a abundante graça de Deus. “É, de fato, uma caminhada de amadurecimento tanto espiritual, quanto como pessoa humana. Desde o início do processo formativo no ano de 2010, muitas experiências agregaram ao resultado do qual sou hoje, um humilde servo do Senhor, que ainda tem muito a melhorar no serviço a Igreja, Povo de Deus”.

Ainda como seminarista, desenvolveu algumas publicações. Em 2013, publicou seu primeiro livro digital, intitulado: “Na presença da Beleza”, que busca através de fotografias e pesquisas acadêmicas levar o leitor uma redescoberta da mistagogia acerca do espaço celebrativo. Em 2017, publicou o segundo livro, agora impresso, intitulado: “A Nossa História da Salvação: De Abraão a Jesus Cristo, uma síntese dos 73 livros da Bíblia”. No mesmo ano, publicou o objeto de sua monografia teológica, intitulada: “O silêncio, uma experiência antropológica e espiritual”.

Próximo de ser ordenado diácono, Jorge manifesta a gratidão por todas as pessoas que cruzaram seu caminho: “A cada nova experiência pastoral que eu vivi pelas cidades e paróquias onde passei pude aprofundar minha fé, minhas convicções e minhas metas para o ministério ordenado. Sinto-me feliz e otimista a abraçar este ministério. Creio, dentro de minhas fragilidades e limitações, estar aberto as necessidades da Igreja, e acima de tudo, disposto a servir”.

SERVIÇO:

Ordenação Diaconal de Jorge Armando Pereira