Seminaristas partilham experiência em Minas Gerais

Há alguns anos a Arquidiocese de Botucatu ampliou as possibilidades de formação presbiteral dos seminaristas que estão nas etapas de estudos filosóficos e teológicos. Atualmente a Arquidiocese conta com 23 seminaristas que cursam desde o Ensino Médio até a Teologia. Os seminaristas estão em Botucatu (Seminário Menor e Propedêutico), Marília (Filosofia e Teologia), Guaratinguetá (Filosofia) e Belo Horizonte (Teologia).

Uma das casas de formação se encontra em Belo Horizonte – MG (808Km de Botucatu), se trata das Fraternidades Dom Helder Câmara e Dom Luciano Mendes de Almeida, uma casa idealizada pelo Pe. Jaldemir Vitório SJ, que acolhe seminaristas de várias dioceses do Brasil para os estudos na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Vários presbíteros de Botucatu passaram pelas Fraternidades. Atualmente residem em Belo Horizonte os seminaristas Carlos Eduardo de Vasconcelos e Thiago Rodrigues Ferreira (ambos cursando o 2º Ano de Teologia), e Marco Antônio Raphael (3º Ano de Teologia). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no período da manhã, e a tarde e a noite são dedicadas aos estudos, leitura, formação e atividades realizadas pelas Fraternidades.

Além da experiência do estudo os seminaristas tem a oportunidade de conhecer a realidade pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte na periferia da Grande BH, onde aos finais de semana realizam o estágio pastoral.

Experiências Pastorais:

O seminarista Marco realiza atualmente suas atividades pastorais na Paróquia São Paulo Apóstolo no Distrito de Melo Viana – Esmeraldas – MG (40km de BH), auxiliando o Pe. José Geraldo. A Paróquia conta com 15 comunidades, das quais sete fazem parte do Setor Tijuco onde o seminarista realiza o trabalho de integração e formação e auxiliando na Celebração da Palavra, além de acompanhar em nível paroquial o Setor Juventude e as Pastorais da Crisma e da Comunicação.

O seminarista Carlos auxilia a Paróquia Santíssimo Sacramento, localizada no Distrito de Justinópolis – Ribeirão das Neves (10km de BH), onde trabalha com os Padres Paulo, Vitório e Alex. Suas atividades se concentram em duas comunidades, a São Judas e Santo Antônio, onde acompanha a Catequese de Crisma e de Adultos e auxilia nas celebrações. Em nível paroquial acompanha e organiza as Missões que são realizadas mensalmente nas 8 comunidades da paróquia.

Já o seminarista Thiago realiza seu estágio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida no bairro Liberdade – Ribeirão das Neves (37Km de BH), auxiliando o Pe. Wagner, onde acompanha a Comunidade N.Sra. de Fátima com formações, visitas e Celebração da Palavra, e em nível paroquial organiza e acompanha a formação dos Ministros Extraordinários da Comunhão e da Palavra, além de participar das Missões nas 7 comunidades da paróquia.

Seminaristas Marco, Carlos e Thiago.

Ambos avaliam positivamente essa experiência em Minas Gerais, que soma os estudos na Faculdade Jesuíta onde estudam seminaristas de diversos países provenientes de várias congregações religiosas e dioceses, a experiência pastoral na Grande BH e a convivência nas Fraternidades com seminaristas e padres das Dioceses de Catanduva – SP, Crateús – CE e Balsas – MA.

Fonte: PasCom da Arquidiocese de Botucatu.