Termina na próxima segunda-feira, 30 de agosto, o prazo para encaminhar as contribuições para o processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).
A equipe nacional de animação pastoral da Assembleia tem se mobilizado na promoção de atividades de formação e de orientação sobre o processo de escuta que pode ser realizado de forma individual ou através de atividades comunitárias.
As contribuições devem ser feitas diretamente no website da Assembleia Eclesial, na seção “Escuta”. É necessário um cadastro no endereço para oferecer a contribuição na plataforma. Para o processo foram elaborados materiais em português organizado no método pastoral de “ver”, “julgar” ou “iluminar” e “agir”. O documento está disponível no site da Assembleia.
Com o processo de escuta finalizado, uma comissão vai sistematizar todo o material recebido e elaborar um Instrumentum Laboris ou seja um Documento de Trabalho que vai ser refletido pelas Conferências Episcopais e servirá como subsídio na elaboração de um novo documento que será enviado ao CELAM para orientar os trabalhos da assembleia.
A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída” e será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.
O que é o processo de escuta?
O secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, diz que para o Brasil a experiência de participar do processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe tem sido rica e desafiadora. Ele destaca a ampla aceitação e participação dos mais diversos setores, entre os quais o bispo destaca a juventude.
De acordo com dom Joel, o processo da assembleia tem levado a Igreja no Brasil a voltar-se ao Documento da Conferência de Aparecida (SP), firmando passos evangelizadores rumo à uma Igreja em saída, gerando comunidades cada vez mais próximas dos pobres e dos sofredores. “A assembleia eclesial não será apenas o evento de novembro próximo, mas um processo que já está acontecendo”, destacou.
A Irmã Valéria Leal, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, aponta suas percepções sobre o processo de escuta da Assembleia Eclesial. Em seu caso, significou um momento de crescimento grande, oferecido pelas temáticas que a tem levado a pensar a realidade do país a se comprometer com o futuro da Igreja no Brasil e da América Latina.
Como participar?
A escuta é uma proposta aberta a todos, na qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais que podem ser feitas diretamente no website da Assembleia Eclesial, na sua seção “Escuta”. Para participar é preciso se inscrever no site: asambleaeclesial.lat. Veja no vídeo abaixo os quatro os passos para se inscrever na plataforma e fazer sua contribuição.
Com informações da CNBB