Visita Pastoral Visita Pastoral

Visita Pastoral de Dom Maurício à Alemanha ocorreu no mês de maio

dom-mauricio

Foto: Arquivo

Entre os dias 11 e 26 de maio próximo passado, acompanhado do Pe. Sebastião dos Santos, Dom Maurício Grotto de Camargo esteve em visita pastoral às comunidades de língua portuguesa, atendidas pelo Pe. Celso Machado Lima, em GrossUmstad e arredores, na Alemanha.

Os principais objetivos desta visita foram: conhecer e avaliar o trabalho realizado pelo Pe. Celso; regularizar sua situação junto à Diocese de Mainz e participar da Romaria anual das comunidades de língua portuguesa ao Santuário de Mariental.

Dom Maurício ficou bastante edificado e satisfeito por encontrar o Pe. Celso muito feliz e cheio de ardor missionário, apesar das dificuldades em trabalhar junto a duas culturas diferentes da nossa: a portuguesa e a alemã. Nesse sentido é admirável seu esforço para mergulhar e conhecer bem cada cultura. Inclusive, já se vira muito bem na difícil língua germânica. As famílias portuguesas se identificaram rapidamente com ele e vice-versa. Por outro lado, ele se encontra em plena comunhão com os outros três padres (um português e dois brasileiros) que também servem às comunidades de língua portuguesa em lugares próximos.

O resultado da reunião com o Vigário Geral da Diocese de Mainz foi que o Pe. Celso permanecerá por mais oito anos nesta missão.

Dom Maurício e o Pe. Sebastião ficaram encantados com o casal, Sr. Alfredo e Dona Beatriz, que gentilmente lhes deu hospedagem durante estes dias. Nossa gratidão será eterna.

Acompanhado dos padres Celso e Sebastião, Dom Maurício visitou também o Santuário de Schönstatt onde teve a grata oportunidade de celebrar a Santa Missa no Santuário Original. Na Catedral Santana de Botucatu encontra-se uma imagem da Mãe Rainha, Três Vezes Admirável, que Dom Henrique Golland Trindade recebeu de presente do Papa Pio XII no ano de 1951.

Além disso, Dom Maurício acompanhou o Pe. Sebastião em sua visita à família que o acolhera como filho em sua própria casa, por vários meses, quando de sua chegada  para os estudos de teologia em München. Dom Maurício fez questão de manifestar, em nome da Igreja Particular de Botucatu, toda a gratidão pela generosidade da família do Sr. Anton e, por dois dias, pode experimentar o santo convívio desfrutado pelo Pe. Sebastião.

Texto retirado da Carta Circular 01/15, divulgada pela Arquidiocese de Botucatu em 22 de junho de 2015.