Arquidiocese de Botucatu celebra sua Padroeira com Ordenação Diaconal de Carlos e Thiago

Na manhã de hoje, 26, a Arquidiocese de Botucatu celebrou sua Padroeira, Senhora Sant’Ana. Na ocasião, aconteceu a Ordenação Diaconal dos seminaristas Carlos Vasconcelos e Thiago Ferreira. A Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo, foi concelebrada por outros presbíteros de nossa Arquidiocese, padres vindos das cidades de origem de Carlos e Thiago e, ainda, com a participação do Presidente da Fazenda Esperança, padre Luiz Menezes.

A Celebração com o Rito de Ordenação e Oração Consecratória aconteceu na Catedral de Botucatu – SP.

Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a Celebração foi marcada de muita emoção. Carlos e Thiago estiveram acompanhados de suas mães e familiares. Os seminaristas foram chamados à frente da Comunidade e apresentados ao Arcebispo pelo Cônego Alberto Campezato, Reitor do Seminário Arquidiocesano São José. Após a homilia, Carlos e Thiago manifestaram perante o povo de Deus a livre vontade em assumir o ministério do diaconato. Em seguida, já prostrados ao chão, cantou-se a Ladainha. Na sequência, por meio da Oração Consecratória e da imposição das mãos do Arcebispo tornaram-se diáconos, recebendo assim, o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Ainda como parte do ritual, os neo-diáconos foram revestidos de estola e a dalmática (vestes próprias do ministério), receberam o Livro dos Evangelhos, e foram acolhidos pelo clero como novos diáconos arquidiocesano.

Os diáconos Carlos e Thiago irão exercer seus ministérios nas respectivas Paróquias, Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina, em Pratânia – SP, e Paróquia Santo Antônio, em Rubião Júnior, Botucatu – SP.

Biografia Carlos Vasconcelos

Carlos Vasconcelos tem 40 anos e é natural de São Paulo – SP. Ingressou no Seminário Arquidiocesano São José no ano de 2015, tendo realizado estágio pastoral nas Paróquias: Santo Antônio de Rubião Júnior (2015-2016), São Joaquim em Igaraçu do Tietê – SP (2017-2018), Santíssimo Sacramento em Ribeirão das Neves – MG (2019-2020) e atualmente realiza seu Ano de Síntese Pastoral, na Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina em Pratânia – SP. Cursou Filosofia na Faculdade João Paulo II em Marília – SP e Teologia na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte – MG.

Biografia Thiago Ferreira

Thiago Ferreira tem 29 anos e é natural de Paraguaçu Paulista – SP. Ingressou no Seminário Arquidiocesano São José no ano de 2014, realizou o estágio pastoral nas Paróquias: Catedral Sant’Ana de Botucatu – SP (2014-2017), Nossa Senhora das Dores, em Avaré – SP (2018), Missão na Fazenda da Esperança, na Itália e no Maranhão – MA (2018), Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão das Neves – MG (2019-2021), e atualmente realiza o Ano de Síntese Pastoral na Paróquia Santo Antônio de Rubião Júnior – SP. Cursou Filosofia na Universidade do Sagrado Coração em Bauru – SP e Teologia na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte – MG.

Ambos os neo-diáconos Carlos e Thiago passaram pela experiência na Fazenda da Esperança e foram enviados ao processo formativo pela Comunidade da Catedral de Botucatu.

Fonte: PasCom Botucatu