Arquidiocese de Botucatu

Assembleia Arquidiocesana 2024

A ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA 2024  SERÁ REALIZADA EM DUAS ETAPAS:

 

1ª – Avaliação e indicação das  Urgências Pastorais em vista da continuação do Projeto Arquidiocesano de Pastoral para o Quadriênio 2025-2028, com uma avaliação em 2026. (1º Semestre)

2ª – Avaliação do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos – DAPS (2º Semestre)

 

1ª ETAPA: PROJETO ARQUIDIOCESANO  DE PASTORAL

O Projeto Arquidiocesano de Pastoral da Arquidiocese de Sant´Ana de Botucatu,  tem por objetivo a implantação na Arquidiocese de uma Pastoral decididamente Missionária com as Paróquias sendo Ministeriais, Casas e Escolas de Comunhão e Samaritanas, cuidando bem de quem já participa, acolhendo bem quem nos procura e procurando pelos afastados.

 

“ A Pastoral Missionária não é uma nova Pastoral a ser implantada, mas a implantação de um novo modo  de fazer Pastoral, resultado da Conversão Pastoral decorrente da vivência do Kerígma”.

 

1º MOMENTO :  ASSEMBLEIA NAS PARÓQUIAS

(Nos meses de fevereiro,  março e abril de 2024)

ORIENTAÇÕES:

–  Nos meses de fevereiro e março de 2024, serão constituídos Grupos Paroquiais de Avaliação  com membros das Comunidades Urbanas e Rurais, das Pastorais, Movimentos, Associações, Organismos Eclesiais presentes na Paróquia.

– Os Grupos Paroquiais de Avaliação poderão realizar  os 3 Questionários num único dia ou em três dias diferentes.

– Cada Grupo Paroquial de Avaliação deve ter o seu Coordenador e Secretário.

– As respostas aos Questionários devem ser anotadas pelo Secretário do Grupo e conservadas na Paróquia, para que possam ser revisitadas no futuro.

– Os Coordenadores e os Secretários dos Grupos Paroquiais de Avaliação, juntamente com o Pároco, formam a Equipe Paroquial de Avaliação.

– As URGÊNCIAS PASTORAIS indicadas pelos Grupos Paroquiais de Avaliação devem ser claras, precisas, diretas e breves, com justificativas razoáveis.

–  Cada Grupo Paroquial de Avaliação  apresenta à Equipe Paroquial de Avaliação 1 Urgência Pastoral   para cada uma das 3 dimensões da Pastoral Missionária: Paróquia Ministerial, Paróquia Casa e Escola de Comunhão e Paróquia Samaritana.

– No mês de abril, a Equipe Paroquial de Avaliação seleciona 3 Urgências Pastorais  entre as urgências sugeridas pelos Grupos  Paroquiais de Avaliação. Essas urgências pastorais  serão enviadas ao Padre Coordenador da RP, com 1  Urgência Pastoral para cada dimensão Pastoral Missionária: Ministerial, Casa e Escola de Comunhão e Samaritana.

– Cada Paróquia indica entre os seus membros que participaram dos Grupos de Avaliação na Paróquia  cinco (5) Representantes para a Assembleia Regional (2º Momento)

OBS: Que não participou da Avaliação Paroquial não pode participar da Avaliação Regional ( 2º momento).

QUESTIONÁRIO GERAL

( 1ª Atividade para  todos os Grupos de Avaliação)

 1- O que o grupo sabe a respeito do Projeto Arquidiocesano de Pastoral que vem sendo implantado na Arquidiocese de Botucatu  desde 2014?

2- Os membros do grupo participaram nas Paróquias dos Grupos de Reflexão ao longo do Triênio 2021-2023? Se participaram, qual é a avaliação que fazem da metodologia usada e do conteúdo dos Livrinhos?

3- O que os participantes do grupo  entendem por Pastoral decididamente Missionária?

OBS: As respostas à essas três (3) perguntas devem ser enviadas ao Padre Coordenador da Região Pastoral e ao CAMP.

 

1ª DIMENSÃO

PARÓQUIA MINISTERIAL, CUIDANDO BEM DE QUEM JÁ PARTICIPA

OBJETIVOS: 

  • Descentralização da Matriz, com a formação de Comunidades Eclesiais Missionárias, nos Setores, nas periferias e zona rural, onde possível.
  • Redistribuição das funções pastorais na Paróquia e procura por novos Agentes de Pastoral.
  • Cuidado com os  bens materiais e espaços da Paróquia e com as pessoas participantes.

 

QUESTIONÁRIO

  • A Paróquia está dividida em Capelas, Setores, Regiões Pastorais ou Missionárias? Se não, qual é o motivo que impede?
  • Existe bom relacionamento entre as Comunidades Urbanas ou Rurais e a Matriz?
  • A Paróquia possui ou está procurando adquirir terrenos na periferia ou nos novos loteamentos para a construção de futuras Capelas?
  • Há dificuldades no trabalho pastoral junto aos Condomínios residenciais fechados? Alguma experiência positiva já realizada?
  • A Paróquia está presente nas comunidades rurais, nas periferias, nos condomínios e nos novos loteamentos com grupos organizados, como Catequese ( 1ª Eucaristia, Crisma e Catequese de Adultos), Celebração mensal da Missa ou da Palavra, visita às Famílias, atendimento religioso aos Enfermos e Idosos?
  • Qual é o lugar que a Pastoral Familiar ocupa na Paróquia? Ela está implantada e funcionando?
  • Quais são as dificuldades encontradas no desenvolvimento da Catequese na Paróquia? Quanto ao material usado? Quanto à duração da preparação? Quanto às transferências?
  • Na Paróquia há pessoas sobrecarregadas, ocupando diversas funções pastorais? Se sim, qual seria a causa dessa sobrecarga de funções?
  • Existe na Paróquia, por parte dos que exercem funções pastorais, a abertura necessária para acolher novos Agentes de Pastoral?
  • A Paróquia possui um trabalho organizado que procura por novos Agentes de Pastoral para preencher as diversas funções pastorais existentes ou que vão surgindo?
  • Os Agentes de Pastoral da Paróquia se sentem e são reconhecidos e valorizados pelo Pároco?
  • Quais são os elogios e as críticas ou reclamações mais frequentes em relação à Paróquia?
  • Os terrenos da Paróquia estão legalizados, com Escritura registrada? A Paróquia, na Matriz e nas Capelas, possui o AVCB do Corpo de Bombeiro?
  • A contabilidade da Paróquia funciona de modo transparente com os Paroquianos sendo informados a respeito das Entradas e Despesas?
  • O sistema de som da Matriz e das Capelas funciona de modo satisfatório?
  • A Pastoral do Dízimo está presente e funcionando na Paróquia? Se não, por qual motivo isso não acontece?
  • Existe na Paróquia um horário de atendimento das Confissões ou de Direção Espiritual por parte do Pároco?
  • A Paróquia conta com a presença dos Ministérios Extraordinários da Palavra, da Comunhão Eucarística e das Exéquias? Se não, o que está impedindo?

– PERGUNTA:  a partir desses assuntos tratados, o que precisa ser feito com mais urgência na Paróquia para que ela seja uma “ Paróquia Ministerial, cuidando bem de quem já participa?”

 Indicar 1 Urgência Pastoral

2ª DIMENSÃO

 

PARÓQUIA CASA E ESCOLA DE COMUNHÃO, ACOLHENDO BEM QUEM NOS PROCURA

OBJETIVOS:

1- A realidade das diferenças e dos possíveis conflitos existentes na vida paroquial.

2- O modo melhor de evitá-los, resolvê-los ou administrá-los.

QUESTIONÁRIO

  • Os atuais participantes na Paróquia estão satisfeitos com o modo como a Paróquia está funcionando?
  • Na Paróquia estão presentes e atuando os Conselhos Administrativo Paroquial – CAP – e Missionário de Missão e Pastoral – CMPP?
  • Os Coordenadores paroquiais de Pastorais e Movimentos são e estão preparados para a condução de reuniões? As reuniões começam e terminam nos horários estabelecidos? Conseguem concluir seus assuntos e executar as decisões tomadas? Se não, por qual motivo?
  • Na Paróquia, existe o Calendário Pastoral com as diversas atividades pastorais com datas, horários e espaços anteriormente estabelecidos?
  • Existem na Paróquia, nas Pastorais e Movimentos, momentos de encontro, confraternização entre os seus membros? São realizados Retiros Espirituais com os Agentes de Pastoral?
  • Quais são as dificuldades encontradas na Paróquia na área da Liturgia? Quanto à celebração da Missa e dos outros Sacramentos? Quanto aos Cantos? Quanto às Homilias?
  • Na Paróquia existe integração e concórdia entre as Pastorais e Movimentos?
  • Por ocasião de eventos que têm por objetivo angariar recursos para as obras de construção ou de reforma das estruturas da Paróquia há interesse, envolvimento e participação de todas as Pastorais e Movimentos?
  • Qual é o lugar que os Jovens ocupam na Paróquia? A Paróquia consegue alcançar os jovens? O que eles pedem concretamente? Quais as principais dificuldades no trabalho com os jovens? Existe integração com a juventude das outras paróquias da Região Pastoral e da Arquidiocese?
  • Qual é a relação dos Movimentos com as Pastorais na Paróquia? Há dificuldades de relacionamento e integração entre as Pastorais e Movimentos? Os Movimentos encontram espaço na Paróquia?
  • As pessoas que deixaram de participar na Paróquia nos últimos anos, qual é o motivo que apresentam para justificar o afastamento?
  • Encontram-se na Paróquia pessoas que há muito tempo estão exercendo uma mesma função? Se sim, qual seria a justificativa?
  • Na Paróquia há pessoas que querem mandar, ser donas de tudo e de todos? Se sim, como chegaram a esse ponto?
  • As pessoas que procuram pela Paróquia são bem atendidas pela Secretaria Paroquial, pelos Coordenadores de Pastorais e Movimentos e pelo Pároco?
  • Os funcionários que trabalham na Paróquia, na limpeza da igreja, por exemplo, são orientados quanto ao modo de acolher e tratar as pessoas que deles se aproximam?
  • Os paroquianos em geral, se tratam com educação e respeito no dia a dia da vida da Paróquia?
  • Existe na Paróquia, por parte de todos os seus Agentes de Pastoral, em especial da Secretaria Paroquial, o cuidado ou a preocupação em facilitar a vida das pessoas, por ocasião da procura por Certidões e outros documentos?
  • Quais são as dificuldades que a Paróquia encontra no acolhimento e atendimento das pessoas que estão afastadas e procuram pela Paróquia, sobretudo por ocasião dos Sacramentos?
  • A Paróquia está organizada para atender e acompanhar os casos especiais de pessoas que, por motivos justos, não se encaixam nos horários estabelecidos?
  • Quais são as dificuldades que são percebidas ou constatadas na vida e no relacionamento entre os Padres da Arquidiocese?
  • Como é avaliado o trabalho do Diácono Permanente na Paróquia? Há integração e complementariedade entre o Pároco, o Diácono Permanente e os Fieis Leigos?
  • As pessoas Consagradas, membros das Congregações Religiosas, são acolhidas, respeitadas e valorizadas na Paróquia na vivência de seus Carismas e da Espiritualidade própria? As pessoas Consagradas trabalham em sintonia com as Orientações da Arquidiocese?
  • O que as Paróquias, os Padres, Diáconos Permanentes, Consagrados (as) e os Fieis Leigos esperam do Arcebispo? E qual seria a contribuição destes para com o Arcebispo?

– PERGUNTA:  a partir desses assuntos tratados, o que precisa ser feito com mais urgência na Paróquia para que ela seja uma “ Paróquia Casa e Escola de Comunhão, acolhendo bem quem nos procura?”

Indicar 1 Urgência Pastoral

 

3ª DIMENSÃO

PARÓQUIA SAMARITANA, PROCURANDO PELOS AFASTADOS

OBJETIVOS:

  • A realidade social da Paróquia.
  • A sensibilidade e o envolvimento da Paróquia com as necessidades espirituais e sociais dos empobrecidos ou excluídos do seu território.

QUESTIONÁRIO

  • A Paróquia demonstra sensibilidade para com os mais necessitados, sofredores, fragilizados, discriminados, que sofrem preconceitos e são excluídos, devido à cor da pele ou por questões de gênero? 
  • Existe no seu território alguma Obra Social de iniciativa da Paróquia?
  • A Paróquia está organizada para ajudar as famílias mais carentes que residem no seu território?
  • Quais das Pastorais Sociais estão presentes na Paróquia? A Pastoral da Criança? A Pastoral da Sobriedade? A Pastoral da Pessoa Idosa? Se não estão, por qual motivo?
  • Nas ações caritativas da Paróquia há integração entre as Pastorais Sociais e as outras Pastorais e Movimentos?
  • Qual é o lugar que ocupa a Campanha da Fraternidade na vida da Paróquia? O tema é desenvolvido? A Coleta da Solidariedade é incentivada?
  • A Paróquia apoia e incentiva as Obras Sociais presentes no seu território ou em outras áreas da cidade, do município ou da região?
  • A Paróquia desenvolve entre os paroquianos algum tipo de estudo da Doutrina Social da Igreja?
  • Os Paroquianos participam de algum Conselho Municipal, como da Saúde, do Idoso, Conselho Tutelar?
  • Os paroquianos participam de algum projeto ligado à Agricultura Familiar, Hortas Comunitárias?
  • Como os paroquianos entendem a participação na Política? Coisa a ser evitada ou melhor compreendida e trabalhada?
  • A Paróquia apresenta orientações éticas aos paroquianos, a partir da Doutrina Social da Igreja, por ocasião das Eleições e ao longo do ano?
  • Qual é a participação da Paróquia nos projetos ligados à Ecologia e Meio Ambiente, como Reciclagem de lixo, Coleta de óleo de cozinha usado, reflorestamento e recuperação das nascentes?
  • Existe na Paróquia alguma iniciativa ou empresários que trabalham com a economia numa dimensão participativa e solidária, Investindo na função social da Empresa?

 

– PERGUNTA:  a partir desses assuntos tratados, o que precisa ser feito com mais urgência na Paróquia para que ela seja uma “ Paróquia Samaritana, procurando pelos afastados?

Indicar 1 Urgência Pastoral

 

2º MOMENTO: ENCONTRO NAS REGIÕES PASTORAIS

( No mês de maio)

ORIENTAÇÕES:

 – Nas Regiões Pastorais, sob a Coordenação do Padre Coordenador da RP,  será realizada a seleção das URGÊNCIAS PASTORAIS  apresentadas pelas Paróquias  e indicadas três (3) dessas urgências para o 3º momento, que será a fase conclusiva da Assembleia Arquidiocesana. Uma para cada dimensão: Ministerial, Casa e Escola de Comunhão e Samaritana.

– O Padre Coordenador da Região Pastoral, no encontro regional,  apresenta todas as Urgências  Pastorais  produzidas  pelas Paróquias da RP.

–  Os participantes conversam entre si a respeito de quais são as mais importantes e fazem a escolha de 3 Urgências Pastorais, uma para a Paróquia Ministerial, outra para a Paróquia Casa e Escola de Comunhão, e, outra para a Paróquia Samaritana.

– Os Padres Coordenadores das Regiões Pastorais encaminham ao Coordenador Arquidiocesano de Pastoral as URGÊNCIAS  PASTORAIS indicadas pelas RPs.

– A Assembleia Regional deve indicar dentre os seus membros dez (10)   Representantes para a Assembleia Arquidiocesana (3º Momento).

OBS: Que não participou do 1º (paroquial)  e do 2º (regional) Momentos, não poderá participar do 3º Momento, que é a Conclusão das atividades.

 

3º MOMENTO: ENCONTRO ARQUIDIOCESANO

( No dia 15/06, um sábado)

ORIENTAÇÕES:

No 3º Momento, conclusão  dos trabalhos da Assembleia Arquidiocesana, participam os  membros do CAMP e mais os 40 Representantes das 4 Regiões Pastorais.

– Neste momento conclusivo, será realizada a seleção das  3 URGÊNCIAS PASTORAIS ARQUIDIOCESANAS  que serão trabalhadas na Arquidiocese inteira pelo espaço de 4 anos, em 2025 e 2028.  São Iniciativas pastorais para cada uma das dimensões de uma Paróquia Missionária: Ministerial, Casa e Escola de Comunhão e Samaritana.

– Os participantes conversam entre si a respeito de quais são as mais importantes e fazem a escolha das Urgências PASTORAIS ARQUIDIOCESANAS, 1 para a Paróquia Ministerial,  para a Paróquia Casa e Escola de Comunhão e uma outra  para a Paróquia Samaritana.

– O Coordenador Arquidiocesano de Pastoral encaminha ao Arcebispo as 3 Urgências Pastorais Arquidiocesanas escolhidas.

Dia 15/11/2024: Se aprovadas, nessa data será realizada, por parte do Arcebispo, a promulgação das 3 Urgências  Pastorais  Arquidiocesanas que serão trabalhadas na Arquidiocese de Botucatu no Quadriênio 2025-2028, com uma avaliação em 2026, em vista da implantação de uma Pastoral decididamente Missionária.

 

ARQUIDIOCESE SANT´ANA DE BOTUCATU

ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA – 2024

2ª ETAPA: AVALIAÇÃO DO DIRETÓRIO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL DOS SACRAMENTOS

( nos meses de agosto e setembro de 2024)

ORIENTAÇÕES:

  • A Avaliação e apresentação de sugestões serão feitas a partir da leitura e do estudo da 3ª Parte: Orientações Pastorais, de cada um dos 7 Sacramentos.

OBS:

– O texto será  distribuído  para leitura online, já a partir do início do mês de  julho de 2024. Quem quiser poderá fazer a impressão do texto.

–  A Avaliação poderá ser feita por todos os fieis, mas obrigatória para alguns Grupos:

* Sacramento do Batismo ( Pastoral do Batismo);

* Sacramento da Eucaristia ( Catequese de 1ª Eucaristia);

* Sacramento da Crisma  ( Pastoral da Crisma);

* Sacramento da Penitência ( Padres);

* Sacramento da Unção dos Enfermos ( Padres, MECEs, Pastoral da Saúde);

* Sacramento da Ordem (Setor Pastoral Vocações, Pastoral Presbiteral);

* Sacramento do Matrimônio (Setor Pastoral da Família).

OBS: Os Padres, na verdade,  devem avaliar as Orientações de todos os 7 Sacramentos.

 

  • PROCEDIMENTO: Após o a leitura ou o estudo da 3ª Parte: Orientações Pastorais, de cada Sacramento, a pessoa ou o grupo que está avaliando escolhe entre as 3 opções, lembrando que todas as Orientações Pastorais de cada Sacramento vão estar  numeradas para facilitar o trabalho.

Exemplo, no Sacramento do Batismo, dizer:

A- O número …. deve ser modificado. (E apresenta o texto modificado)

B– O número….. deve ser eliminado. (Apresenta a justificativa).

C- Deve ser acrescentado o seguinte ponto. (E apresenta o texto)

OBS:

– Concluída a Avaliação, o resultado deve ser enviado ao Padre Coordenador da Região Pastoral, que, por sua vez, repassa ao Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

– No início do mês de  outubro de 2024, o  Coordenador Arquidiocesano de Pastoral apresenta ao CAMP as propostas de mudança  e o pedido de aprovação do texto atualizado.

– A aprovação final do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos é de competência do Arcebispo.

15/11/2024: A promulgação oficial do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos, no Encontro da Família Arquidiocesana.

                         CUIDANDO – ACOLHENDO – PROCURANDO

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