Documentário “Estrela da Manhã” resgata a figura de Mons. Nakamura

O Documentário “Estrela da Manhã” resgata a figura do missionário japonês Mons. Domingos Nakamura, que atuou em nossa Diocese de Botucatu entre os anos 1920 a 1940. Reconhecido pela Igreja como “Servo de Deus”, seu processo de beatificação se encontra em andamento.

Sinopse do Documentário

Uma jornada heroica entre a terra do sol nascente e o país tropical. A fé foi o único combustível que levou monsenhor Domingos Chohachi Nakamura a aceitar a missão de desbravar os rincões do interior do Brasil em busca das almas cristãs dos imigrantes japoneses que padeciam como ovelhas sem pastor.

O missionário, fruto de um lar católico constituído em meio à perseguição aos cristãos no Japão, viu, em terras brasileiras, a pobreza, o trabalho e as dificuldades de seu povo. Não se abateu. De 1923 até sua morte, em 1940, fez da evangelização seu escudo e, assim, tornou-se retrato de santidade. Em Álvares Machado, cidade onde o padre morou a partir de 1928, até os dias de hoje é lembrado. Santo na boca do povo, o apóstolo dos imigrantes japoneses, pode tornar-se o primeiro japonês não mártir canonizado pela Igreja Católica.