Mensagem de Dom Maurício para a Semana Santa 2021

Prezados amigos e irmãos em Cristo Jesus, nossa Páscoa, Luz que não tem ocaso e Esperança de Vida Plena e Eterna para toda a humanidade.

Em primeiro lugar, desejamos manifestar nossa solidariedade com a dor e o sofrimento dos familiares das mais de trezentos mil pessoas subitamente retiradas de nosso convívio pela COVID 19, entre eles bispos, padres e religiosas.

Em segundo lugar, queremos manifestar todo nosso apoio humano e espiritual aos profissionais da saúde pelo testemunho vivo e verdadeiro do que significa “amar como Jesus”, inclusive com a doação da própria vida por parte de muitos. Nossa gratidão será eterna.

Não podemos, porém, deixar de nos solidarizar também com a dor e o sofrimento das milhões de famílias que passam por todo tipo de necessidade, sobretudo o terrível e humilhante problema da fome.

Assim, se quisermos que a Páscoa deste ano seja, de fato, viva e verdadeira, nossas paróquias, comunidades de comunidades, não podem, de forma alguma, ignorar a urgente necessidade de se mobilizarem para a partilha dos bens, sobretudo, a coleta e distribuição de alimentos. A fé sem as obras é morta! A celebração da Páscoa sem as obras de misericórdia e caridade é estéril.

Gostaríamos todos de celebrar na igreja a Santa Páscoa… nossas igrejas estão fechadas, nossos corações, porém, não podem se fechar… devem estar abertos a Deus e aos irmãos e irmãs… “Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor!” – “Cristo por nós foi tentado, sofreu e na cruz morreu, vinde todos adoremos!”

Lembremo-nos que a Igreja nasce da provação e na tribulação; nasce da Cruz, do Sagrado Coração de Jesus, aberto pela lança,  do qual jorram sangue e água. Nasce missionária e itinerante em Pentecostes. Conduzida pelo Espírito Santo, vai se firmando, não a partir de templos ou seguranças deste mundo, mas de pequenas e autênticas comunidades capazes de amar como Jesus.

Feliz Páscoa!

Dom Maurício Grotto de Camargo

Arcebispo Metropolita de Botucatu

Fonte: PasCom Arquidiocese de Botucatu.