Pastoral Pastoral

Resumo da Reunião do CAMP

Botucatu, 02 de agosto de 2018 – Quinta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais da Arquidiocese de Botucatu.
Saúde e Paz!

Sob a Presidência de Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, realizou-se, hoje, dia 02 de agosto de 2018, das 09h às 11h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu, mais uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP.

ASSUNTOS TRATADOS:

1- ESTATUTO DO CAPRE. Na próxima reunião geral do Clero, dia 23 de agosto de 2018, das 09h às 12h, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, será realizada a atualização do Estatuto do Conselho Arquidiocesano de Presbíteros – CAPRE -, naquilo que se refere à função, duração do mandato e critério para escolha dos Padres Coordenadores das Regiões Pastorais.

2- TRANSFERÊNCIAS DE PADRES. Nas reuniões do Conselho Arquidiocesano de Presbíteros – CAPRE – dos meses de agosto e setembro, por decisão do Arcebispo, serão analisadas as possíveis transferências de Padres que deverão acontecer no início de 2019.

3- ELEIÇÕES – COORDENAÇÕES 2019. Com a indicação das possíveis transferências de Padres já concluída, no dia 24 de outubro, uma quarta-feira, às 20h, em Agudos, SP, durante a Atualização do Clero será realizada a eleição dos novos Padres Coordenadores das RPs, do Representante dos Presbíteros e dos Religiosos e do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

4- COORDENADOR ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL. Para a escolha do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, o procedimento será o seguinte: No dia 24 de outubro, em Agudos, cada uma das RPs apresenta ao Arcebispo o nome de um Padre para ser o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; em seguida, o Arcebispo apresenta os nomes indicados pelas RPs para avaliação do CAPRE, na reunião do dia 22 de novembro de 2018. Após, essa consulta ao CAPRE, o Arcebispo faz a nomeação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral para os próximos 3 anos ( 2019-2021).

5- – CENTRO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL. A partir do dia 06 de agosto de 2018, com o seguinte horário: das 08h às 13h e das 14h às 17h. Aos sábados, das 08h às 12h. O telefone: (14) 3354-7544. Endereço eletrônico: centroarquidiocesanodepastoral@arquidiocesebotucatu.org.br. Durante o expediente, o Centro Arquidiocesano de Pastoral disponibiliza sua Biblioteca, com diversos livros de teologia, para uso na Sala de Reuniões.

6- – BANCO DE DADOS. As Coordenações Arquidiocesanas das Pastorais e Movimentos devem continuar enviando ao Centro Arquidiocesano de Pastoral os nomes e os dados dos seus Coordenadores Paroquiais e Regionais. A Equipe coordenada pela Solange Aguiar, Secretária do CAMPA/CAMP, também continua solicitando junto às Paróquias os dados atualizados dos Coordenadores Paroquiais das Pastorais e Movimentos.

7- COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DE FORMAÇÃO – CAF. Constituída pelos seguintes membros: Presidente: Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano; Coordenador: Pe. José Hergesse. Outros membros: Pe. Ivonil Parraz, Pe. Nelson Maria Brechó, Diác. Marcos Tozadore, Terezinha Montovani, Diác. Atílio Altiero e mais os 4 Coordenadores das Equipes Regionais de Formação. Ao todo, são 11 membros com a finalidade de pensar, organizar, executar e avaliar a formação permanente dos Agentes de Pastoral e fieis em geral, na Arquidiocese de Botucatu.

8- PROJETO ARQUIDIOCESANO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS. É a primeira iniciativa da Comissão Arquidiocesana de Formação e tem como objetivo aplicar o conteúdo dos 5 aspectos da formação dos Discípulos Missionários, como solicitado pela V Conferência de Aparecida, e, confirmados pela Evangelii Gaudium: 1- Anúncio de Jesus Cristo; 2- A conversão; 3- O Discipulado; 4- A comunhão e 5- A Missão.

No próximo sábado, dia 04/08/2018, estaremos concluindo a capacitação das Equipes Regionais, já constituídas, com pelo menos 5 membros cada. Nos meses de setembro, outubro e novembro, as Equipes Regionais estarão capacitando as Equipes Paroquiais, também com a composição de 5 membros cada.
O início da aplicação dos Encontros de Formação nas Paróquias está previsto para começar em fevereiro de 2019.
No dia 01/12/2018, no Salão Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, das 09h às 12h, será realizado o Encontro Geral das 46 Equipes Paroquiais de Formação, para um momento de reflexão, oração, acerto de detalhes dos Encontros de Formação e confraternização. Se todas as Paróquias constituírem suas Equipes Paroquiais de Formação, teremos, na Arquidiocese, um total de 320 Palestrantes ou Multiplicadores de conteúdos.
Essas Equipes constituídas permanecem organizadas aguardando por outras iniciativas da Comissão Arquidiocesana de Formação.

9- ANO DO LAICATO. A organização do encerramento do Ano do Laicato, no dia 15 de novembro de 2018, no Colégio La Salle, das 08h às 12h, será de responsabilidade dos Coordenadores Arquidiocesanos das Pastorais e Movimentos. O assunto será tratado na reunião do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, com os Coordenadores Arquidiocesanos, no dia 25 de agosto de 2018, um sábado, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, das 09h às 12h.

10- ATUALIZAÇÃO DO CLERO. Será realizada de 22 a 25 de outubro, em Agudos, SP, sob a orientação do Pe. Rubens Pedro Cabral, OMI, da Congregação dos Padres Oblatos de Maria Imaculada, doutor em Psicologia e Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Sul 1, com o tema geral: A espiritualidade do Presbítero Diocesano.

Rezemos pelo Arcebispo e rezemos também uns pelos outros! Que Deus no ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral