CAMP CAMP

Arquidiocese de Botucatu

Liturgia Diária

Sem categoria › 07/05/2016

Resumo da Reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral

Botucatu, 05 de maio de 2016 – 5ª feira da 6ª Semana da Páscoa

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais  da Arquidiocese de Botucatu

Saúde e Paz!

Realizou-se, hoje, dia 05 de maio de 2016, na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, das 09h à 12h, sob a presidência de Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, mais uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral (CAMP).

Após a oração inicial e leitura da Ata da reunião anterior foram, foram tratados os seguintes assuntos:

  • Avaliação da Reunião Extraordinária do Clero – 28/04/2016 – Tema: Nulidade Matrimonial. Apesar da  primeira  parte  ter sido bastante teórica  e, desnecessária na opinião de alguns,  no geral, o encontro foi proveitoso, seja no que se refere ao esclarecimento de dúvidas, como no incentivo em vista de uma maior e melhor organização desse assunto na Arquidiocese.

 

  • Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos. Continuamos avaliando o Texto Provisório até o final do mês de junho. Na reunião do CAMP, no dia 04/08,  será estudado e aprovado o Texto com as sugestões recebidas.

Esse mesmo Texto será, então, enviado aos Padres Coordenadores das RPs  para estudo mais aprofundado com os Padres, nos meses de agosto, setembro e começo de outubro.

No dia 20 de outubro, uma quinta-feira, em princípio somente na parte da manhã, teremos uma  Reunião Extraordinária do Clero para o estudo conclusivo e aprovação definitiva do Texto completo.

Em seguida, o Texto será confiado, pelo Arcebispo, a especialistas nas áreas de Direito Canônico e Pastoral Sacramentária para uma última revisão.

E no dia 20 de novembro – Solenidade de Cristo, Rei do Universo, o Arcebispo fará a promulgação oficial do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos.

 

  • Assembleias Paroquiais – 2ª Proposta – 2016. Aprovado o Esquema para as Assembleias Paroquiais deste ano que serão realizadas nos meses de julho e agosto, tratando da 2ª Proposta – Paróquia Missionária, nas suas 3 dimensões – Ministerial, Escola de Comunhão e Samaritana.

Até o final do mês de junho, os Párocos estarão recebendo o material que será usado e as Orientações necessárias. Neste ano não serão realizadas as Assembleias Regionais, consideradas pelo CAMP, desnecessárias.  

O resultado das Assembleias Paroquias será repassado ao Padre Coordenador da Região Pastoral, que fará um Resumo  das Paróquias da Região. Os 4  Resumos serão entregues ao Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, o qual  fará a Síntese que, sua vez,  aprovada pelo CAMP, servirá de base para o Esboço do documento Diretrizes Arquidiocesanas de Pastoral e Missão, que será elaborado ao longo do ano de 2017.

 

  • O Tribunal Arquidiocesano – Nulidade Matrimonial. Por decisão do Arcebispo, antes do final de 2019,  não  será criado o Tribunal Arquidiocesano, na Arquidiocese de Botucatu. Os Párocos, dentro de alguns dias, estarão recebendo um VADE MECUM com as orientações necessárias para uso em todas as etapas do processo de Nulidade Matrimonial.

 

  • Esquema para as reuniões dos Padres e Leigos, nas RPs. Iniciamos uma avaliação da dinâmica das reuniões dos Padres e Leigos nas RPS. Qualquer que seja o resultado, será implantado a partir do próximo ano.

 

  • Material de Catequese para a Arquidiocese. O Pe. Adauto José Martins, Presidente da Comissão 4 – para a Animação Bíblico-Catequética, apresentou um material catequético que a Catequese está avaliando em vista de sua implantação na Arquidiocese. O CAMP, considerando a realidade das Paróquias, é de opinião que a Catequese apresente, pelo menos, três tipos de material catequético, deixando espaço para a escolha das Paróquias.

 

 

  • Visita de Nossa Senhora de Fátima. Sob a coordenação do Mons. Carlos José de Oliveira, 35 Paróquias da Arquidiocese estarão recebendo no meses de junho e julho a visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima.

 

 

  • Próxima reunião do CAMP – 04/08/2016 –  em Anhembi

 

Rezemos pelo Arcebispo para que Deus o conserve com  saúde e firme na fé! Rezemos também uns pelos outros! Que Deus nos ajude e Senhora Sant’Ana nos proteja!

 

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]