Seminário Arquidiocesano se prepara para receber seminaristas

O Seminário Arquidiocesano “São José” está se preparando para receber a nova turma de seminaristas que inicia o processo formativo a partir de amanhã, 26. Neste ano a Arquidiocese contará com quatro seminaristas residindo no prédio, eles irão cursar o Ensino Médio e o Propedêutico.

Os seminaristas Emanuel Botejara de Campos (Paróquia Santa Teresinha – Cerqueira César), João Victor dos Reis Armando (Paróquia N.Sra. da Boa Morte – Arandu) e Kaik Vieira Torres da Silva (Paróquia São Joaquim – Igaraçu do Tietê) cursarão o Ensino Médio no Colégio Santa Marcelina. O curso Propedêutico que é ministrado no próprio Seminário Arquidiocesano será feito pelo seminarista Gustavo Bruno Gomes Pereira (Paróquia N.Sra. de Fátima – Botucatu).

O espaço vem sendo preparado nas últimas semanas para acolher os jovens que estão nas primeiras etapas da caminhada de discernimento e formação presbiteral na Arquidiocese. Na próxima quarta-feira, 29, ocorre na Capela do Seminário a Missa de posse do novo reitor, o Côn. Alberto Campezato, que recentemente assumiu como pároco da Paróquia Santo Antônio, localizada no Distrito de Rubião Júnior, em Botucatu. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Maurício Grotto de Camargo.

Côn. Alberto comenta sobre a preparação para a acolhida e as expectativas para essa nova missão: “Com grande alegria estamos preparando com carinho o nosso Seminário para receber os seminaristas. Nessa etapa inicial da formação queremos estar próximos e colaborar com o crescimento de cada um, para que discirnam a vocação e sejam acima de tudo bom homens, bons cristãos”.

O novo reitor pede ainda que os fiéis de toda a Arquidiocese rezem sempre pelas vocações, e que contribuam da maneira que for possível com a formação de bons padres para a Arquidiocese: “A primeira grande contribuição é a oração, depois podem contribuir com as obras vocacionais e as pastorais vocacionais nas paróquias e ainda com o incetivo aos jovens e a acolhida com nossos seminaristas” conclui Côn. Alberto.

A Arquidiocese conta atualmente com 23 seminaristas, sendo três no Ensino Médio, um no Propedêutico, nove na Filosofia residindo na Fraternidade Sant’Ana, casa de formação da Arquidiocese em Marília – SP, sete seminaristas na Teologia, sendo que três residem e estudam em Marília e quatro em Belo Horizonte. A Igreja de Botucatu conta ainda com três seminaristas que serão enviados para uma Experiência Missionária, dois irão para a Fazenda da Esperança em Dombe, Moçambique – África e um na unidade da Fazenda em Guaratinguetá – SP.

Conheça os seminaristas de nossa Arquidiocese, acesse a página: www.arquidiocesebotucatu.org.br/seminaristas.

Fonte: PasCom Arquidiocese de Botucatu.