44ª Assembleia das Igrejas Particulares, do Sul 1, da CNBB, aconteceu em Itaíci

A Presidência do Regional Sul 1, da CNBB, e o Pe. Contieri, SJ

Realizou-se, de 20 a 22 de outubro de 2023, em Itaici, a 44ª Assembleia das Igrejas Particulares, do Sul 1, da CNBB, tendo como Tema central: “Igreja em saída: quais periferias reclamam nossas respostas e quais respostas daremos às periferias?”  e Assessoria do Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ.

Pela Arquidiocese de Botucatu, participaram: Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, a Irmã Maria Cilene Serafim, da Congregação das Irmãs de Santana, de Vitoriana, a sra. Terezinha Mantovani, da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Avaré, e o Coordenador Arquidiocesana de Pastoral.

Itaici – 44ª Assembleia das Dioceses do Estado de São Paulo, Sul 1 da CNBB – 265 participantes.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20/10, sexta-feira: 09h – Chegada e credenciamento; 12h Almoço. 14h – Hora Média e Sessão de Abertura; 16h Intervalo / Café; 16h30 – 2ª Sessão; 18h30 – Missa com Vésperas;19h30 Jantar; 20h30 – 4ª Sessão – Reunião Reservada dos Bispos / Encontro dos Padres Coordenadores Diocesanos de Pastoral/ Encontro das Coordenações Estaduais e Representantes das Dioceses.

Dia 21/10, sábado: 07h Missa com Laudes; 08h Cafe da manhã; 09h -5ª Sessão;  10h Intervalo / Café;  10h15 6ª Sessão

; 11h  – 7ª Sessão; 12h Almoço; 14h30 Hora Média; 14h45 – 8ª Sessão; 15h45 Intervalo / Café;  16h15 9ª Sessão – Plenária Prioridades; 18h Intervalo;  18h30 Vésperas; 19h Jantar;  20h 10ª Sessão: Ato solene de início de missão dos Presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e dos Bispos referenciais

Dia 22/10, domingo: 07h Missa com Laudes; 08h Cafe da manhã; 09h 11ª Sessão- Missionariedade (Pemba e Amazônia); Testemunho dos Missioná- rios; Propostas para a Celebração dos 30 anos da presença missionaria do Regional na Amazônia (2024); 10h Intervalo / Café 10h30 Comunicados Pastorais e Encaminhamentos; Campanha da Evangelização 2023 e Campanha da Fraternidade 2024; Comunicados das Comissões, dos Organismos, das Pastorais Específicas, dos Movimentos Eclesiais e Serviços; 11h30 Celebração de Encerramento; 12h00 Almoço.

RELEMBRANDO…

• PROJETO ARQUIDIOCESANO DE FORMAÇÃO – PAF.

– Os Livrinhos 2023 que sobraram, sejam distribuídos, por exemplo, no final das Missas,  aos Agentes de Pastoral e paroquianos em geral, para a leitura pessoal.

– O texto do Resumo Palestra do Triênio 2021-2023 poderia ser usado nos finais das Missas, depois dos Avisos, antes da Benção final,  numa leitura compartilhada com os participantes.

• Dia 15/11/2023: Encontro da Família Arquidiocesana, das 08h30 às 16h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com a presença de 5 pessoas por paróquia, que exercem função de coordenação na Paróquia ( 5 pessoas, para facilitar a viagem num só veículo).

Na parte da manhã, palestra com o Pe. José Carlos Pereira, sobre “ O Ministério de Coordenação numa Igreja ministerial, Casa e Escola de Comunhão e Samaritana”.

13h: Apresentação das Regiões Pastorais sob a coordenação dos Padres Coordenadores das RPs.

15h30: Convocação Oficial por parte do Arcebispo para a Assembleia Arquidiocesana 2024.

• Dia 18/11 (sábado): das 9h às 11h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, acontece o Encontro com as Responsáveis nas Paróquias pela Campanha da Fraternidade. Está sendo solicitado o envio de 3 Representantes por Paróquia.

Dia 02/12/2023 ( sábado): Das 09h às 11h30, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, encontro das Coordenações paroquiais da Infância e Adolescência Missionária (IAM), com a Assessoria da IAM da Diocese de  Marília. As Paróquias que quiserem iniciar esse trabalho, poderão enviar seus Representantes.

Dia 09/12/2023 (sábado): das 9h às 12h, na Paróquia SCJ, reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral Ampliado – CAMPA. Participam os membros do CAMP e todos os Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais e Movimentos.

Rezemos pelo Arcebispo! Rezemos também uns pelos outros!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral