CAMP CAMP

Sem categoria › 02/02/2016

Arquidiocese divulga assuntos tratados em reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral

logoBrasaoBotucatu, 28 de janeiro de 2016 – São Tomás de Aquino Presbítero e Doutor – Memória

Prezados Padres, Diáconos, Seminaristas, Consagrados e Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais

Saúde e Paz!

Realizou-se, hoje, das 09h às 12h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Avaré, sob a presidência de Dom Maurício Grotto de Camargo – Arcebispo Metropolitano – mais uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral (CAMP).

Após a oração inicial e leitura da Ata da reunião anterior, foram tratados os seguintes assuntos:

• Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos. Como parte do processo de elaboração, foi apresentado pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, o Esboço do DAPS que ficou assim aprovado: A- Como preâmbulo  será  o texto sobre os Sacramentos que se encontra no capítulo 11, da Constituição Conciliar Lumen Gentium; B-  Em seguida, as 7 Orientações Gerais que servirão de suporte ou de pano de fundo para todos os Sacramentos; C- Para o desenvolvimento do conteúdo, serão  usados  dois tópicos:1Fundamentos Teológicos; 2Orientações Pastorais; D- No tópico Orientações Pastorais, serão colocados todos os cânones referentes a cada um dos Sacramentos;   entre os cânones, serão inseridas as ditas Orientações Pastorais, resultado das Assembleias Paroquiais e Regionais, e outras que, que com certeza, vão surgir durante o processo. Na próxima reunião do CAMP, dia 03/03/2016, em Anhembi, será aprovado o Ante- Projeto que estará sendo estudado e aprofundado em toda a Arquidiocese, entre os meses de março e junho.

• Avaliação da Confraternização do Clero e Abertura do Ano Santo da Misericórdia – Dia 10/12/2015. Dos comentários ouvidos e das observações apresentadas, o resultado foi positivo; tanto as atividades durante o dia, como a Concelebração, na Catedral.

• As reuniões com os Leigos, Coordenadores Regionais. Em algumas RPs essas  reuniões começaram a ser realizadas já em 2015. As quatro RPs, além das reuniões com os Padres,  agendaram também essas reuniões com as Coordenações Regionais para 2016. Onde não foi possível realizar a reunião, houve esforço em acompanhar individualmente os Coordenadores Regionais.

• Relatório dos Padres Coordenadores das RPs. Apesar das dificuldades que cada Região Pastoral apresenta, constata-se o desejo e esforço em melhorar o nível de participação dos Padres nas reuniões e no trabalho que é feito em conjunto, por exemplo, no Mutirão das Confissões.

• Guia Informativo 2016. Será entregue aos Padres, na próxima Reunião do Clero, dia 04 de fevereiro de 2016, em Botucatu. Considerando a demanda suscitada nas Assembleias Paroquias do ano passado, o CAMP achou por bem, imprimir uma quantidade maior de exemplares, distribuindo entre as Paroquias, divididas em 3 categorias: 100 exemplares, para a maiores; 50 exemplares para aquelas de tamanho médio e 25 exemplares para as menores. O valor de cada exemplar é de R$5,30, e o pagamento será feito via boleto de Taxas – Cúria Arquidiocesana, com vencimento para o mês de março de 2016.

• Outros Assuntos: Adauto falou da expectativa da Catequese de 1ª Comunhão e Crisma quanto ao estabelecimento no Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos do  tempo para a preparação e material a ser usado; se possível, produzido pela própria Coordenação Arquidiocesana; Pe. Ivonil, na próxima reunião do Clero, apresenta as devidas  informações a respeito da situação do projeto da Paróquia Santo Antônio, de Rubião Júnior, envolvendo a questão do Papa Móvel; Monsenhor Carlos José de Oliveira, na próxima reunião do Clero,  solicita dos Padres, adesão ou não à visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima, nas Paróquias, nos meses de junho e julho, deste ano.

• Proxima reunião do CAMP: 03 de março de 2016, em Anhembi, SP.

Rezemos pelo Arcebispo e rezemos também uns pelos outros! Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral